Gestantes recebem orientação e assistência odontológica na UBS Vila Santa Maria

No pré-natal odontológico, mulheres são orientadas sobre sua saúde bucal e os cuidados necessários com a boca da criança

 Por Lígia Aparecida de Souza

Inúmeras dúvidas rondam a cabeça das grávidas quando o assunto é o cuidado com os dentes. Para solucionar tais questionamentos, a Unidade Básica de Saúde Vila Santa Maria (Distrito de Saúde Casa Verde), da Coordenadoria Regional de Saúde Norte, desenvolveu um projeto focado na saúde odontológica.

O grupo criado há 6 anos pela Equipe de Saúde Bucal da unidade tem como objetivo viabilizar a humanização, desmistificar a proibição de qualquer atendimento ou intervenção odontológica, além do conhecimento do estilo de vida da gestante e da família. Na consulta, a mulher grávida recebe avaliação odontológica, orientação de escovação e, se constatada a necessidade de tratamento, o agendamento é imediato.

Encontros diários com conversas e orientações claras

A equipe formada pelas profissionais Maria Paula Auad de Carvalho (cirurgiã dentista), Claudia Rodrigues Pereira dos Santos (técnica em saúde bucal), Suzana Ayako Yoshimura (auxiliar de saúde bucal), Eliana Maschietto (cirurgiã dentista), Juliana Barbosa (técnica em saúde bucal) e Rita Lima (auxiliar de saúde bucal) realiza diariamente um encontro descontraído. Nele, são explicados os hábitos que devem ser adotados pelas gestantes em prol do cuidado com dentes. Por meio de termos simples, a mensagem é recebida e assimilada pelas participantes, repercutindo em ações visíveis no comportamento das futuras mães.

Vínculo de amizade permanente

Segundo a dentista Maria Paula Auad, a prevenção e atenção voltada à linha materno-infantil constroem um vínculo de amizade. “É um cuidado que se aprende a ter com as pacientes”, afirma Maria Paula. O contato das profissionais com as frequentadoras da Unidade Vila Santa Maria vai além do serviço prestado, envolvendo o caráter conscientizador. Após o parto muitas das mães retornam, acompanhadas por seus bebês e ambos recebem orientações.

Satisfação e receptividade

As gestantes participantes do programa aprovam o atendimento, não somente durante as palestras, mas ao longo de toda gravidez. “Amei. Cuidaram dos meus dentes, tive orientações de como cuidar do bebê. Elas até fazem massagem. Quando o bebê nasce nos orientam sobre como cuidar dos dentes dele, desde a gengiva. Foi muito importante para mim”, afirma a paciente Carla Queiroz.

“A adesão das mães tem aumentado. Felizmente, elas são receptivas à proposta definida”, afirmam Suzana Ayako e Cláudia Rodrigues. As gestantes da região são convidadas a participar do grupo e recebem encaminhamento para avaliações posteriores. Assim, elas recebem instruções úteis para a garantia da saúde bucal delas e de seus bebês.

Como participar?

Para participar do Grupo de Gestantes é necessário que a interessada possua cadastro na Unidade Básica de Saúde - Vila Santa Maria (Rua Professor Dario Ribeiro, 670 – Casa Verde Alta).