Serviço de Planejamento Reprodutivo da Maternidade Cachoeirinha amplia atendimento

Instituição também oferece inserção de DIU no pós-parto imediato

Fachada do Hospital Municipal Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha

 

O serviço de planejamento reprodutivo da Maternidade Cachoeirinha - Hospital Municipal Maternidade Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva – identificou que grande parte das Unidades Básicas de Saúde (UBS) tem dificuldade no atendimento a pacientes que solicitam inserção de dispositivo intrauterino (DIU). Com o objetivo de auxiliar as unidades no atendimento, a maternidade criou uma agenda para atender esses casos. As pacientes da rede referenciada podem procurar o ambulatório de ginecologia do hospital sempre que optarem pelo DIU.

Além disso, desde dezembro de 2016 é oferecida na Maternidade Cachoeirinha, a inserção de DIU no pós-parto imediato que, até esta sexta-feira (13), já contabilizou 95 beneficiadas. Segundo o coordenador do projeto e gerente assistencial da maternidade, Geraldo Maurício de Nadai, a estimativa é atender até 100 pacientes por mês.

Esse programa teve forte adesão dos médicos e da enfermagem e está sendo bem aceito por parte das pacientes. Segundo estimativas, em breve, a instituição será a que mais realiza esse procedimento no Brasil.

Programas

O primeiro programa implementado na maternidade foi a anticoncepção prolongada em populações vulneráveis. O público-alvo são as usuárias de drogas e adolescentes. O método anticoncepcional empregado com maior frequência nesse programa é o implante subdérmico de etonogestrel.

No final de 2015 foi criado um programa que oferece métodos contraceptivos de longa duração reversíveis (DIU e SIU LNG) para quem solicita a laqueadura ou a vasectomia. Esse trabalho baseia-se na informação adequada e na garantia de que o uso do método vai ser interrompido sempre que solicitado e, se a paciente preencher os critérios legais para a laqueadura, essa vai ser realizada.

Cerca de 40% das pacientes encaminhadas para laqueadura ou vasectomia, optam por métodos reversíveis de longa duração após serem informadas de forma adequada sobre os diferentes métodos.

Treinamentos

O Planejamento Reprodutivo é realizado desde o início da reestruturação do serviço. Desenvolve programas de capacitação e treinamento no manejo de anticoncepcionais para médicos da Rede Pública em parceria com a Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e agora também com a Secretaria Estadual da Saúde.