Vacinação contra o vírus HPV para meninos e homens está disponível nas UBS do Município

A vacina é oferecida gratuitamente de 2ª a 6ª, das 7h às 19h

Por Patrícia Pasquini

A partir desta segunda-feira (2), meninos de 12 e 13 anos de idade e meninos e homens de nove a 26 anos que vivem com HIV podem ser vacinados contra o vírus HPV. A meta é vacinar 80% do público-alvo (aproximadamente 86.500 meninos de 12 anos e 88.500 de 13).

Meninos de 12 e 13 anos deverão tomar duas doses, com intervalo de seis meses. O outro grupo deverá tomar três doses, com intervalos de dois e seis meses após a 1ª dose. Quem vive com HIV deve apresentar prescrição médica. “O objetivo da vacinação é diminuir a incidência de câncer de pênis e também a transmissão de HPV para as meninas”, explica a coordenadora de Imunização do Município, Maria Lígia Bacciotte Ramos Nerger.

O cronograma do Ministério da Saúde prevê vacinar em 2018 meninos de 11 e 12 anos. Em 2019 serão vacinados meninos de 10 e 11 anos e em 2020 de nove e 10 anos.

A vacina entrou para o Calendário do Programa Nacional de Imunização em 2014 e estará disponível nas UBS da cidade durante todo o ano. Até 2016, estava disponível apenas para meninas e mulheres.

As contraindicações para a aplicação da vacina HPV são:

* reação anafilática aos componentes da vacina;

* reação anafilática em dose anterior;

* para meninas e mulheres: gestantes, uma vez que não há estudos conclusivos até o momento. Se a adolescente engravidar após o início do esquema vacinal, as doses subsequentes deverão ser adiadas até o período pós-parto. Caso a vacina seja administrada durante a gravidez, nenhuma intervenção adicional é necessária, somente o acompanhamento pré-natal.

A vacinação acontece nas 455 UBS da cidade, de segunda a sexta, das 7h às 19h. A relação dos postos pode ser consultada pelo telefone 156.