Programa de Visita Domiciliar com foco na Primeira Infância é tema de seminário

Evento realizado pela São Paulo Carinhosa apresentou os resultados adquiridos com o projeto

 

Da Secretaria Executiva de Comunicação
Foto: Fernando Pereira/Secom

A São Paulo Carinhosa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta quarta-feira (30), o Seminário Programa de Visita Domiciliar com foco na Primeira Infância. O encontro teve como principal objetivo a apresentação das experiências com o programa de visita domiciliar para gestantes e famílias de crianças de zero a três anos de idade.

“Hoje, nós estamos trabalhando os resultados das visitas domiciliares. Na atenção básica, a visita domiciliar já é feita pelo agente comunitário de saúde. E ele geralmente tem que acompanhar a cardeneta de saúde, mas nem sempre isso é feito. Então, esse processo foi resgatado. E junto com isso, também trouxemos um material e uma formação complementares, relacionadas ao desenvolvimento infantil”, explicou a primeira-dama e coordenadora da São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad.

Nos seminários de visita domiciliar, agentes comunitários, enfermeiros e profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família receberam formação em três etapas com conteúdo relativo à importância do fortalecimento de vínculos e do desenvolvimento infantil; ao aleitamento materno e alimentação complementar; e à prevenção de acidentes e o combate à violência doméstica e ao abuso sexual.

Atualmente 1500 profissionais, divididos em 269 equipes, atendem 63 mil famílias de dez territórios da cidade, que foram selecionados com base em indicadores de vulnerabilidade social.

Também participaram do seminário a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde, Célia Bortoletto, a coordenadora da atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde, Rejane Calixto Gonçalves; a coordenadora da área técnica de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal da Saúde, Athenê Mauro; e a coordenadora de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare.

Sobre a São Paulo Carinhosa

A Política Municipal São Paulo Carinhosa foi criada por meio do decreto 54.278, em agosto de 2013, com o objetivo de promover o desenvolvimento infantil integral e fortalecer os vínculos afetivos familiares. A política leva em consideração a criança em suas múltiplas interações, relacionamentos e vínculos com a escola, a família, a comunidade, os serviços de saúde e de assistência, entre outros. A visão holística assumida pela São Paulo Carinhosa requer que todos os espaços de interface com a criança sejam promotores do desenvolvimento infantil, envolvendo as dimensões física, cognitiva, social e emocional.