Ações de orientação e prevenção e seminário #SampaContraAids marcam a Semana Municipal de Luta contra a Aids no Município

Evento vai debater as perspectivas para acabar com a epidemia e o fim da discriminação contra a população vulnerável

 Por Patrícia Pasquini

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e o Programa Municipal DST/Aids (PM DST/Aids) vão antecipar as atividades do Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º/12) com o seminário “#SampaContraAids – Balanço e Perspectivas da Resposta à Epidemia”. O objetivo do evento, que acontece nesta 3ª feira (29), das 9h às 13h, é apresentar e debater a situação atual da implantação de boas práticas na resposta ao HIV/Aids empreendidas na cidade de São Paulo e os caminhos necessários para sua consolidação e futuros avanços.

Na ocasião, o PM DST/Aids divulgará a Revista #SampaContraAids. A publicação traz um compilado das principais atividades para o cumprimento das diretrizes do PM DST/Aids do quadriênio, questões ligadas à prevenção, como por exemplo, o uso do aplicativo Tá na Mão e a ampliação da rede de Profilaxia Pós Exposição ao HIV (PEP). Em junho de 2016 havia 16 pontos de distribuição de PEP municipais e hoje são 48. Destes, 32 funcionam 24 horas.

O evento possibilitará a discussão com a rede de saúde sobre as perspectivas para chegar à meta 90-90-90, da Declaração de Paris, assinada pela UNAIDS com grandes capitais do mundo, que têm a missão de acelerar a resposta para acabar com a epidemia de Aids a partir de uma série de compromissos. “A abordagem também visa agregar mecanismos para zerar a discriminação, como a mobilização de recursos para construir uma rede de cuidados, proteção e leis que darão garantias às pessoas que convivem com HIV/Aids e para a população mais vulnerável ao HIV, que sofre discriminação (jovens gays e mulheres travestis, por exemplo)”, afirma a dra. Eliana Battagia Gutierrez, coordenadora do PM DST/Aids.

Campanha Fique Sabendo

Faz parte das comemorações da Semana Municipal de Luta Contra a Aids a Campanha Fique Sabendo com a oferta de testes rápidos de HIV. Até 1º de dezembro é possível fazer o exame em uma das mais de 406 unidades de saúde, 10 CTAs, 16 SAEs, quatro ONGs que realizam testagem comunitária e os cinco Centros de Cidadania LGBT no Município de São Paulo. Pelo site http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/atencao_basica/index.php?p=188831 ou aplicativo Tá na Mão (menu teste) é possível saber o local mais perto da testagem. “O objetivo da Campanha é orientar a população sobre a importância do sexo seguro e do diagnóstico precoce do HIV, que reduz os riscos da doença e melhora a qualidade de vida das pessoas vivendo com o HIV/Aids”, explica a dra. Eliana Gutierrez.

No dia 1º, das 15h às 21h, acontece a testagem rápida de HIV por Fluido Oral para homens que fazem sexo com homens na Paróquia Divino Espírito Santo (Rua Frei Caneca, 1.047), em parceria com a UNINOVE. A expectativa é que 200 pessoas façam o teste. Na mesma data, também haverá testagem rápida de HIV, mas em parceria com o Instituto Clemente Ferreira, será realizada das 10h às 16h, na sede do instituto (Rua da Consolação, 717). O serviço será aberto à população em geral e em especial para pessoas com tuberculose que apresentam alta vulnerabilidade. São esperadas cerca de 300 pessoas.

Outra ação importante, mas que acontece durante todo o ano, nos 26 terminais de ônibus da cidade, é a distribuição de camisinhas. Juntos, os jumbos dos terminais dispensam 6 milhões de preservativos por mês.


Números

Entre janeiro de 2013 e agosto deste ano, cerca de 35 mil pessoas entraram na Rede Municipal Especializada (RME), das quais 14 mil para tratamento de HIV/Aids. No período, foram realizados 2,8 milhões de testes para HIV. Desde o início do Programa, 62 mil pessoas vivendo com HIV estão em acompanhamento na RME.

Programação:

8h  - Credenciamento
8h30 - Abertura


Secretaria Municipal da Saúde: Alexandre Padilha
Programa Estadual de DST/Aids: Maria Clara Gianna
Programa Municipal de DST/Aids: Eliana Battaggia Gutierrez
Movimento Paulistano de Luta contra a Aids: José Araújo Lima

9h00 - Panorama da Epidemia no Municio de São Paulo: Eliana Battaggia Gutierrez
Lançamentos: Vídeos: Registro das personagens e histórias vividas no enfrentamento às DST/Aids no município de São Paulo
Revista: #SampaContraAids

9h30 -   Mesa redonda: Construir a aliança terapêutica para ampliar o acesso, a vinculação e a retenção das PVHIV aos serviços de saúde.
Debatedora: Cáritas Relva Basso – Coordenadora do setor de Assistência

9h50 -  Mesa redonda: Prevenção e direitos humanos: como responder as demandas da epidemia concentrada de HIV no Município de São Paulo?
Debatedora: Ana Lucia Spiassi - Coordenadora do setor de Prevenção

Intervalo para café

10h20 – 12h00 Temas para discussão: Juny Kraiczyk (facilitadora)

12h00 - Encerramento: Eliana Battaggia Gutierrez - Coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids SP


Serviço:

“#SampaContraAids – Balanço e Perspectivas da Resposta à Epidemia”

Horário: 9h às 13h

Local: Galeria Olido – Av. São João, 473 (Sala Olido)