Oficina de Lian Gong no HSPM oferece conhecimento e qualidade de vida

O evento teve a presença de Jaime Kuk que é professor de práticas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa há mais de 25 anos

 Por Simone Alves Cordeiro

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) realizou, na última quinta-feira (24) uma oficina de Lian Gong. O evento teve como objetivo apresentar a nova prática integrativa que foi adotada pelo HSPM ainda no início deste ano. No começo da apresentação, a coordenadora do Programa Vida e Terapia do HSPM, Joseli Beatriz Suzin, discursou a respeito da proposta da sala de meditação. “O nosso trabalho, que tem 17 anos de existência, consiste em trazer benefícios e qualidade de vida ao servidor. Essa é a nossa missão”.

Além de Joseli, a oficina contou com a presença do diretor de Divisão de Promoção de Saúde (DESS), Edgar Outa, do gerente Técnico Atendimento à Saúde e Segurança do Trabalhador HSPM (GESST), Carlos Alberto Durso Carneiro, e o do professor de Práticas Corporais Terapêuticas, Jaime Kuk.

A oficina

O professor Jaime Kuk, convidado especial para o evento, demonstrou imensa satisfação em participar da oficina. “As medicinas antigas têm muitos pontos em comum e consideram o Ser Humano como parte da Natureza. É um grande prazer estar aqui contribuindo com o meu trabalho”.

Carlos Alberto Durso Carneiro abordou pontos que envolvem a saúde do servidor, como a importância de estar bem fisicamente e ter boa postura para a prevenção de doenças e acidentes. Carneiro contou como ele mesmo foi afetado com as condições de stress do dia-a-dia do ambiente de trabalho e desenvolveu três hérnias de disco. Ele descobriu que as atividades físicas são armas poderosas contra toda fonte de exaustão do ambiente de trabalho.

Durante a Oficina, o professor Kuk ministrou exercícios comentados, apontou os benefícios de cada um, como amenizar dores no pescoço, tosse, entre outros. A plateia mostrou-se muito animada. Todos fizeram os exercícios de automassagem. Também houve debates, como por exemplo, para quais pessoas estes exercícios não são indicados.

Origem e importância de práticas como o Lian Gong

“Tamanha é a importância da medicina tradicional chinesa que ela surgiu de uma necessidade física em uma época lendária do imperador amarelo. Conta-se que como os trabalhadores de uma aldeia mantinham-se concentrados em trabalhos que os colocavam em excessivo contato com água fria, alguém teve a ideia de fazer movimentos terapêuticos entre as pessoas da comunidade após o dia de trabalho. Esta prática foi se consolidando com os momentos de laços de comunhão espiritual. Assim nasceram práticas como o Lian Gong”, explica Jaime Kuk.