UBS Jardim São Bento e comunidade se unem para promover revitalização de escadão no Capão Redondo

Intervenção possibilitou a transformação da realidade local, garantindo mais qualidade de vida e saúde para a população da região

 Por Taynara Carmo

Com o objetivo de sensibilizar a população para a situação de insalubridade da região e conscientizar sobre os agravos causados pelo descarte inadequado de resíduos e doenças transmitidas por animais sinantrópicos, a equipe do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim São Bento, por meio do Projeto “De Olho na Comunidade”, realizou no dia 20 deste mês, a revitalização da área de um escadão do território da abrangência da UBS, localizada em Capão Redondo, no Campo Limpo, zona sul de São Paulo.

Segundo Cássio Ferreira dos Santos, gerente da UBS sob contrato de gestão com a OS CEJAM, a iniciativa foi importante para garantir a revitalização do local, antes utilizado para o descarte irregular de lixo e como ponto de uso de drogas.

Para reverter este cenário, foram pensadas várias atividades realizadas ao longo do dia, tais como: exposição de animais sinantrópicos e palestras educativas, limpeza e pintura de grafites nos muros do escadão, plantio de mudas na UBS, entrega de mudas ornamentais para a população e distribuição de panfletos educativos.

Ação intersetorial

Além dos trabalhadores da saúde, a ação contou com a parceria de vários apoiadores, tais como: o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES), a Subprefeitura e a Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) de Campo Limpo de Campo Limpo e mais de 30 grafiteiros da região. Os comerciantes locais também colaboraram doando materiais e refrigerantes para os participantes.

Segundo Débora Pereira de Araújo, gestora do PAVS da OS CEJAM, o Instituto de Responsabilidade Social (IRS) CEJAM doou lanches para a equipe organizadora, que mobilizou 28 pessoas, conseguindo revitalizar o local.

Mas não é só esta unidade que tem aliado ações de promoção de saúde à arte de rua para revitalizar espaços degradados da comunidade. A UBS São Jorge, em Cidade Ademar, está adotando esta mesma estratégia ao longo do ano.

Confira o antes e o depois da área: