Série de televisão mostra horta desenvolvida em área de abrangência da UBS Jardim Nakamura

Objetivo da série é mostrar soluções criativas e sustentáveis para o planeta

 

Por Patricia Torres

Nos dias 19 e 24 de novembro, o ator global Marcos Palmeira – que em 2016 interpretou o jagunço Cícero (Ciço) na novela Velho Chico – visitou a horta do projeto “Hortalegria” na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Nakamura, no Jardim Ângela, pertencente à Coordenadoria Regional de Saúde Sul. O objetivo da visita foi gravar cenas para uma série de televisão intitulada “Manual de Sobrevivência para o século XXI”.

De acordo com informações da página da série em uma rede social, os episódios irão mostrar projetos de sustentabilidade criativos, praticados com êxito em diversas comunidades do Brasil. Entre os temas abordados estão: como sobreviver na mata, sistemas de troca/moedas solidárias, desenvolvimento de máquinas com tecnologias de código aberto, produção de casas ecológicas através da técnica de bioconstrução e agricultura urbana.

O permacultor Edison Urbano acompanhou a visita do ator ao projeto. O profissional é criador e responsável pela implantação de um sistema de captação de água da chuva através de uma minicisterna que servirá para a irrigação da horta.

Everton Tumilheiro, gestor local do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) acompanhou de perto as gravações. “Foi muito proveitoso. O Marcos Palmeira é dono de uma fazenda de produção de alimentos orgânicos e interessado nas questões ambientais. Ele dedicou-se a conhecer o espaço do nosso projeto, entrevistando os envolvidos e compartilhando vivências e orientações para com o projeto”, contou Tumilheiro.

O projeto

O projeto “Hortalegria” tem por objetivo revitalizar locais ociosos e transformá-los em pontos de atividades de sustentabilidade.
No Centro de Educação Infantil (CEI) Nakamura, uma horta foi inaugurada em outubro deste ano. Assim, transformou-se um espaço inutilizado – no qual ocorria o descarte inadequado de entulho e bagulho - em uma horta pedagógica utilizada pela comunidade escolar, especialmente para o desenvolvimento de práticas com as crianças.

O lugar contém canteiros horizontais destinados ao cultivo de hortaliças, espiral de ervas aromáticas, canteiros de pneus, além de um muro colorido com grafite que ilustra o contexto do projeto. Na inauguração, integrantes do projeto, na companhia das crianças, puderam deixar suas marcas no muro com suas mãos pintadas.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Instituto Favela da Paz, Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da UBS Jardim Nakamura e CEI Jardim Nakamura, além de vários colaboradores da comunidade. Ao todo, já foram implantadas mais de 10 hortas educativas no Jardim Ângela - em unidades de saúde e demais equipamentos públicos parceiros do programa.