Unidades da Zona Sul prepararam atividades para celebrar o Novembro Azul

Entre as atividades estão previstas palestras, realização de testes rápidos e encaminhamento para o médico urologista

 

Por Patricia Torres

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização que visa alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Pensando nisso, diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região Sul realizarão, durante todo o mês, atividades de conscientização sobre a doença que afeta os homens.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens. O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, superado apenas pelo câncer de pulmão. Cerca de um a cada 36 homens morrerá de câncer de próstata.

Na sede da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), os trabalhadores se reuniram na sexta-feira (4), às 12h, para uma foto coletiva em frente ao prédio da CRS. Cada trabalhador vestiu azul para fortalecimento da causa.

Na região de Parelheiros, a UBS Vera Poty realizará na sexta-feira (18) uma oficina de inserção da ciência na cultura indígena e palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Ainda será ofertado o teste rápido de HIV e marcação de exames. Na UBS Barragem, durante todo o mês, os homens acima de 40 anos poderão solicitar exames e palestras sobre saúde do homem.

Capela do Socorro

Na UBS Chácara do Sol, no dia 19 de novembro, serão realizadas duas palestras: uma sobre a saúde do homem e outra sobre saúde. Durante os eventos poderão ser feitas solicitações de exames específicos para a população masculina.

O Ambulatório de Especialidades (AE) Jardim Clíper realizará, nos dias 16, 23 e 30 de novembro, palestras na recepção da unidade sobre os hormônios na terceira idade. Também serão abordados os exames específicos para o homem.

Santo Amaro/Cidade Ademar

Durante todo o mês, a UBS Laranjeiras, UBS Jardim Selma, UBS Mar Paulista e UBS Vila Império II realizarão palestras na sala de espera das unidades. Todas as palestras visam a educação do homem em relação à sua saúde.

Na UBS São Carlos, nos dias 22, 23 e 24, das 13h às 16h, serão realizadas palestras educativas abordando os temas: obesidade, hipertensão, diabetes e hábitos saudáveis e alcoolismo.

A UBS Parque Dorotéia, em parceria com o CEU Alvarenga, realizará, no sábado (19), uma palestra para os pais e professores. Na UBS Jardim Umuarama, o educador físico promoverá, na segunda-feira (21), atividades em frente a unidade focando a saúde masculina.

A UBS Integral Jardim Miriam II promoveu, por meio dos seus agentes comunitários de saúde (ACS), visitas domiciliares para alertar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata. Na sala de espera da unidade, todos os dias, os pacientes podem realizar o teste rápido de HIV e sífilis.

Campo Limpo

Na UBS Jardim Helga será realizado o dia “D”, na quarta-feira (16), a partir das 13h. Neste dia, a unidade receberá uma decoração azul e os funcionários sairão nas ruas e bares da região para falar sobre a Campanha Nacional de Câncer de Próstata.

Na UBS Jardim Lídia, todas as manhãs, será realizada palestras falando sobre o câncer, cuidados preventivos e saúde do homem. Na UBS Jardim Macedônia, no dia 24, serão distribuídos kits de higiene para os 100 primeiros homens que forem à unidade.

M’boi Mirim

A UBS Chácara Santa Maria abrirá especialmente no sábado (19) para atendimento e rastreamento do câncer de próstata nos homens. Será realizado um check-up geral. A atividade começa às 9h e segue até às 15h.

Na UBS Jardim Aracati, o dia “D” será realizado no sábado (19). Das 8h às 16h, os pacientes serão orientados sobre as principais doenças que acometem os homens. Poderão ser solicitado exames e coleta de sorologias.