“AcampaDentro” é atração no CAPS Infantil de Capela do Socorro e vira referência para OPAS e Ministério da Saúde

Iniciativa apontada como inovadora tem como objetivo integrar os pacientes com problemas graves de saúde mental ao serviço

Por Patricia Torres


O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) de Capela do Socorro, na zona Sul de São Paulo, irá realizar no próximo dia 28 de outubro, mais uma edição do seu projeto intitulado “AcampaDentro”, desta vez com o tema Halloween.

A iniciativa reúne profissionais da unidade, como psicólogos e auxiliares de enfermagem, e cerca de 20 adolescentes para dormirem no serviço e participarem de diversas oficinas no período noturno, com início às 18h da sexta e término às 10h do sábado. Neste período, são desenvolvidas atividades cooperativas, de lazer e culturais, com o intuito de promover o encontro, interação e fortalecimento de vínculos entre esses usuários do serviço e alguns trabalhadores.

Saúde mental de forma mais lúdica

A proposta é promover o protagonismo desses adolescentes com problemas graves de saúde mental, propiciando sensações que, por vezes, muitos não conseguem no dia-a-dia, como passar a noite fora de casa sem a família. Neste contexto, tudo é construído coletivamente, desde as escolhas das atividades até a alimentação.

Paulo César da Silva, gerente do CAPSi, informou que já foram realizados outros quatro encontros. “O acampamento é uma das muitas maneiras de criar essa rede de atendimento, um novo espaço de encontro e construção de significados e vínculos entre os envolvidos”.

Ele explicou que o CAPSi dispõe de um espaço, que é dividido com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Horizonte Azul, onde os usuários contam com uma área livre e espaço de lazer, também utilizados para as atividades durante a noite. “Durante a experiência, são planejadas atividades de dança com música e luzes - fornecidas por amigos dos profissionais -, assim como pintura de painéis fotográficos e cozinha coletiva de pizza”, disse Silva.

Experiência Exitosa

O CAPSi Capela do Socorro inscreveu o trabalho na segunda edição do Laboratório de Inovações sobre Saúde de Adolescentes e Jovens (2014/2015).

Nessa edição, que recebeu inscrições até abril de 2015, a Coordenação Geral da Saúde dos Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde, juntamente com a Organização Pan-Americana da Saúde/Opas Brasil, promoveu o conhecimento de iniciativas que abordassem quatro eixos temáticos: Proteger e Cuidar de Adolescente na Atenção Básica; Participação Juvenil; Integralidade das ações de saúde para adolescentes que estão no sistema socioeducativo; e Educação Permanente de profissionais de Saúde.

De um total de 62 trabalhos inscritos por todo o Brasil, foram previamente selecionados 26 para apresentação em uma Oficina em Brasilia, em julho passado, na qual o CAPS foi contemplado.

A partir desta apresentação, 18 foram escolhidos para receber visitas in loco nos meses de setembro e outubro de 2015. As pesquisadoras Maria Helena Ruzany e Maria Ignez Salto, assessoras técnicas do Ministério da Saúde, fizeram então essa visita técnica ao CAPSi para conhecer a experiência e puderam trocar informações com a equipe do serviço.

O relatório das visitas de cada experiência foi divulgado em dezembro no Portal da Inovação na Gestão (http://apsredes.org/saude-adolecente-jovens/2015/12/07/divulgacao-dos-relatorios-de-visita-de-13-experiencias-selecionadas-pelo-laboratorio-de-inovacao-na-atencao-a-saude-de-jovens-e-adolescentes-2a-edicao/), que é uma ferramenta de gestão do conhecimento dedicado aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde e atores interessados nestes conhecimentos.

Após esta avaliação, o Laboratório de Inovações divulgará ainda este ano oito práticas para serem sistematizadas e divulgadas. O próximo passo do Laboratório de Inovações é a elaboração do livro NavegadorSUS e a ampla divulgação das experiências em congressos e eventos com o intuito de replicar as experiências em outras redes de atendimento do SUS no país.