Aplicativo de profilaxia pós-exposição ao HIV é premiado

Desenvolvimento do PEPtec teve apoio da Secretaria

 Por Rosângela Rosendo

O êxito no desenvolvimento do aplicativo (app) de celular PEPtec, da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, para auxílio ao profissional na profilaxia pós-exposição ao HIV, conferiu à equipe responsável pela ferramenta o Prêmio Márcia Regina Giovanetti, de Relevância para a resposta Paulista de DST/AIDS. O reconhecimento foi concedido pelo Programa Estadual de DST/AIDS de São Paulo, durante o IV Encontro Paulista de DST/AIDS-Resposta Paulista Frente às DST/AIDS: da Prevenção à Cura, em 13 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O PEPtec auxilia profissionais de saúde no atendimento de pacientes que foram expostos a situações com potencial risco de infecção pelo vírus.

Durante a atividade, que reuniu médicos especialistas e profissionais de saúde dos programas e serviços especializados em DST/AIDS e grupos de vigilância epidemiológica, foram homenageados Robinson Fernandes de Camargo, médico interlocutor de DST/AIDS da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste; Lúcia Yasuko Izumi Nichiata, professora doutora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) e João Pedro Alcântara, graduando da Escola Politécnica da USP.

“É com grande satisfação que recebemos essa premiação, pois revela o reconhecimento do trabalho de toda uma equipe envolvida na prevenção e tratamento de DST/AIDS e a importância da ferramenta pelos seus pares no âmbito do Estado”, disse Camargo. Segundo o médico, o desenvolvimento do aplicativo teve apoio da SMS, da Faculdade de Enfermagem da USP, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Poli Jovem.

Funcionalidade

O app foi lançado em março, mas sua produção levou seis meses para ser concluída. Em consulta à ferramenta, o médico ou enfermeiro é orientado por perguntas e respostas que indicam, diante de cada caso, a prescrição adequada da PEP, indicada pelo Ministério da Saúde (MS) para situações de relação sexual, violência sexual ou acidente ocupacional.

Segundo Camargo, qualquer profissional de saúde não especializado que trabalhe em prontos-socorros, ambulatórios de especialidades, Unidades Básicas de Saúde, hospitais e maternidades, pode usar o aplicativo. O conteúdo do PEPtec oferece ainda fluxograma do Protocolo Técnico do Departamento de DST/AIDS do MS, profilaxia para DST/AIDS e instruções sobre o anticoncepcional de emergência. O download do app pode ser realizado nas plataformas Android e IOS.