Profilaxia Pós-Exposição estará disponível em quatro serviços da Leste

PEP será ofertada em Ermelino Matarazzo. Tratamento já está disponível em serviços 24h de Guaianases,São Mateus e Cidade Tiradentes

Fotos e texto: Pablo Bruno

A partir desta segunda-feira (15) a Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRS Leste) garantirá a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) no quarto serviço 24h. O atendimento a quem se expôs ao risco de doenças sexualmente transmissíveis passa a ser disponibilizado, a partir desta segunda-feira, no AMA Ermelino Matarazzo.

Os serviços, que já oferecem assistência ininterrupta a pessoas que procuram pelo tratamento antirretroviral (TARV), tem o objetivo de evitar a sobrevivência e a multiplicação do vírus HIV no organismo de uma pessoa que possa ter tido exposição. O coquetel de medicamentos da PEP é um tratamento preventivo com terapia antirretroviral por 28 dias. É direcionado às pessoas que tenham sido vítimas de violência sexual, de acidentes ocupacionais (com instrumentos perfuro-cortantes ou contato com material biológico) ou expostos a uma relação sexual desprotegida.

Descentralização

Por muitos anos a PEP era oferecida exclusivamente pelo Instituto Emilio Ribas (região central). Com a descentralização promovida pela administração municipal, a população passa a ter acesso ao tratamento em menor tempo.

Em julho, o Pronto-Socorro Júlio Tupy, em Guaianases, foi a primeira unidade na cidade a oferecer o tratamento. Em agosto, a oferta da PEP foi implementada no Pronto Atendimento São Mateus, Pronto Atendimento Glória e chega também a Ermelino Matarazzo.

A expectativa da coordenação da CRSLeste é que, até o final do semestre, todas as supervisões técnicas de saúde (STS) tenham ao menos uma unidade implantada para a oferta da PEP. “E que o serviço seja reconhecido de maneira que as pessoas saibam que há uma forma de evitar e prevenir as DST/Aids”, afirmou Claudia Afonso, coordenadora da CRSLeste.