Chá do Dia das Mães integra participantes do Programa Acompanhante de Idosos

Evento reuniu 21 participantes do PAI do Jardim Castro Alves

 

Por Patricia Torres


Ainda em comemoração ao Dia das Mães, a UBS/AMA Integrada Jardim Castro Alves promoveu, na última segunda-feira (23), um encontro entre os participantes do Programa Acompanhante de Idosos (PAI) na casa da idosa Maria das Dores da Silva, no Jardim Itália, região do Grajaú. O evento contou com a presença de 21 usuários atendidos pelo PAI. No dia 10 de junho ocorrerá a festa junina do PAI Cidade Dutra e Castro Alves.

O intuito do encontro foi promover a integração entre os pacientes e ajudá-los a levar uma vida mais participativa na sociedade. Muitos deles moram sozinhos ou com seus cônjuges e, consequentemente, só saem quando é necessário ir ao médico. Com esses encontros promovidos pelo PAI, juntamente dos acompanhantes comunitários, os idosos podem incluir outras atividades no seu cotidiano.

Bráz Barros Aranha, supervisor do PAI Jardim Castro Alves, ressalta os benefícios desses encontros. “O mais importante é vê-los fazendo atividades diferentes, se comunicando com outros idosos”, contou Aranha.

Para a anfitriã Maria das Dores da Silva, paciente do programa há um ano e meio, foi um prazer receber os colegas em sua casa. “Sempre combinávamos e não dava certo. Dessa vez deu e foi uma alegria receber todos em minha casa. Que voltem mais vezes”, contou Maria.

Qualidade no atendimento

“Elas me acompanham em tudo relacionado à minha saúde: exames, consultas médicas...”, disse a idosa Maura Gonçalves da Silva, de 80 anos, sobre o trabalho do programa que frequenta, junto com o marido, desde o início do ano. “Elas são muito atenciosas e isso que diferencia do atendimento de qualquer outra acompanhante”, completa.

Anunciada Maria da Silva, de 68 anos, também valoriza o atendimento das acompanhantes comunitárias. “Elas são meus pés e minhas mãos”, disse Anunciada. Foi o primeiro encontro da idosa com outros participantes do programa. Ela disse que pretende voltar mais vezes.

Próximo encontro
No dia 10 de junho, das 12h às 17h, acontecerá no Clube Desportivo Municipal (CDM) Ébanos Interlagos, em Cidade Dutra, a festa junina do programa, em uma parceria entre os PAI Cidade Dutra e Castro Alves.