Comitê se reúne com entidades odontológicas para melhorar saúde bucal no município

Comitê Municipal de Saúde Bucal quer ampliar raio de ações para além da Secretaria

 

Por Keyla Santos
Foto: Pedro Henrique Silva


Ocorreu nessa segunda-feira (23), na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a primeira reunião do Comitê Municipal de Saúde Bucal. Objetivo do comitê é reunir o conhecimento das entidades odontológicas municipais e nacionais para discutir a saúde bucal na cidade de São Paulo. Pretende ainda divulgar as ações já desenvolvidas para um número maior de pessoas. “Acreditamos que o comitê pode ajudar a melhorar a saúde bucal oferecida na cidade de São Paulo. O trabalho do comitê é de assessoramento e acompanhamento”, disse a coordenadora da área técnica de Saúde Bucal da SMS Doralice Severo da Cruz.

Integram o comitê a Associação Odontológica da Prefeitura de São Paulo (AOPSP), Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), Conselho Regional de Odontologia (CRO), Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva (Abrasbuco), Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade de Saúde Pública da USP além da SMS, por meio da área técnica de Saúde Bucal.

Divulgação de trabalho

De acordo com Doralice, ao ter o apoio das entidades e universidades, é possível levar as políticas para além dos limites da Secretaria por meio de maior divulgação do trabalho desenvolvido. “O papel do comitê – que terá reuniões periódicas - é basicamente tirar a política de saúde bucal dos limites da Secretaria e divulgar o que a gente faz. A gente faz coisas que só o Sistema Único de Saúde (SUS) de São Paulo faz, em todo o mundo, como a endodontia (canal) com instrumento rotatório. Às vezes, a pessoa precisa fazer um canal do dente e, no geral, demora de três a cinco sessões. Aqui no município há uma forma de fazer em uma única sessão”, esclareceu a coordenadora.

Participaram da reunião Ana Estela Haddad, primeira-dama e coordenadora do programa São Paulo Carinhosa; a secretária-adjunta da Saúde Célia Bortoletto; a coordenadora da Atenção Básica Rejane Calixto e os representantes das entidades.