Lançado aplicativo de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV

App ajuda profissionais de saúde no atendimento a pacientes que passaram por situações com potencial risco de infecção pelo vírus

Por José Antonio Leite

Foi lançado no último dia 24 o PEPtec. Trata-se de um aplicativo de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) voltado a auxiliar profissionais de saúde no atendimento de pacientes que passaram por situações com potencial risco de infecção pelo vírus. O PEPtec já está disponível no Google Play e deverá estar na App Store em meados de abril.

O aplicativo foi desenvolvido durante seis meses pelo médico Robinson Fernandes de Camargo, interlocutor de DST/Aids da Coordenadoria de Saúde Sudeste, e pela proª. drª. Lúcia Yasuko Izumi Nichiata, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Uma vez baixado, o App pode ser utilizado por qualquer profissional de saúde não especializado que trabalhe em Pronto-Socorros, Ambulatórios de Especialidades, Unidades Básicas de Saúde, hospitais e maternidades.

Ao consultar o App, o médico ou enfermeiro será orientado por perguntas e respostas formuladas pelo aplicativo. Elas o orientarão, frente a cada paciente, a fazer prescrições de PEP com qualidade. A partir das respostas, caso o paciente necessite, o profissional de saúde fará a prescrição dos medicamentos indicados pelo Ministério da Saúde (MS) para situações de relação sexual, violência sexual ou acidente ocupacional.

“O conteúdo do PEPtec oferece ainda fluxograma do Protocolo Técnico do Departamento de DST/Aids do MS, profilaxia para DET/Aids e instruções sobre o anticoncepcional de emergência, conhecido como pílula do dia seguinte. Um dos principais objetivos do aplicativo é ampliar a realização da Profilaxia Pós-Exposição”, afirmou Camargo.

O desenvolvimento do App recebeu apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Faculdade de Enfermagem da USP, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Poli Jovem.


‘Tá na Mão’

Em junho de 2015 o Programa Municipal de DST/Aids, da (SMS), desenvolveu o aplicativo “Tá na Mão”, para celulares e tablets - um guia de orientações e serviços que envolvem Aids e outras DSTs no município. Único neste modelo no Estado, o app está disponível em plataforma Android e agrupa tudo o que uma pessoa precisa saber sobre o tema e informa onde pode fazer exames e tratamentos no município, entre outras funções.

No ‘Tá na Mão’, os interessados encontram informações sobre prevenção ao HIV e o menu “Saiba seu risco”, uma calculadora de risco de infecção que fornece um resultado com base nos comportamentos relatados.

Na mesma página existe um link para PEP, uma forma de prevenção da infecção usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento, para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente. Por meio do GPS, por exemplo, o app mostra os endereços mais próximos onde a pessoa pode buscar esse tratamento.