Março é mês de chuvas. Em caso de enchentes, cuidado com a leptospirose

Doença é causada por contato com lama ou água contaminada

Por José Antonio Leite

Março é um mês marcado pela elevação do índice de chuvas e aumento do risco do contato com água ou lama de enchentes. Com isso, aumentam os riscos de leptospirose. São Paulo foi atingida por elevado índice de chuvas em março, o que elevou o número de munícipes que entraram em contato com água e lama provenientes de enchentes. A Secretaria Municipal da Saúde alerta a população para evitar o contato com essas águas. Caso o contato seja inevitável, deve-se utilizar botas, luvas ou dois sacos plásticos amarrados nos pés e mãos.

As pessoas expostas podem desenvolver sintomas 1 a 30 dias após este contato, mais frequentemente entre 5 e 14 dias. É importante procurar atendimento médico caso apresente algum dos sintomas descritos abaixo e informar o profissional que teve contato com enchente.

Sintomas

A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria do gênero leptospira, presente na urina de ratos e outros animais. É transmitida ao ser humano, principalmente, durante o contato com águas de enchente. Os sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, principalmente na batata da perna, náuseas, vômitos, cansaço, alterações renais entre outros.

Suspeitas

Caso você suspeite de que está com leptospirose, não tome remédios por conta própria. Procure imediatamente uma unidade de saúde. Como os sintomas são parecidos com os de outras doenças, informe ao médico que você teve contato com água ou lama de enchente.



Mais informações acesse:

Folder informativo

Página da Vigilância em Saúde do município de São Paulo

*Com informações da COVISA