Zona Leste investe na luta contra o tabagismo

Aula inaugural de curso reúne 76 técnicos de sete supervisões de Saúde

Primeira aula esclareceu a metodologia do curso e destacou alguns desafios como a incidência cada vez maior do uso do tabaco por adolescentes

 

Texto e foto por Cecília Figueiredo

Cerca de 70 trabalhadores e seis interlocutores das sete supervisões técnicas de Saúde participaram, quinta-feira (18), no auditório do Hospital Dia São Miguel - Rede Hora Certa,
da abertura do curso de Capacitação para a Cessação do Tabagismo e Implantação. A atividade foi promovida pelo Programa na Rede de Atenção à Saúde do SUS – Educação à Distância (EAD), Escola Municipal de Saúde Leste e coordenada pela Coordenadoria Regional de Saúde Leste.

“Fico muito feliz em ver essa sala cheia, a adesão dos profissionais do SUS a essa formação para a cessação do tabagismo. É uma diretriz do Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, que fortalece o foco na promoção de saúde”, saudou a coordenadora Claudia Afonso de Castro.

A primeira aula do curso esclareceu a metodologia do curso, mas também destacou alguns desafios como a incidência cada vez maior do uso do tabaco por adolescentes. “Existem lanchonetes e bares que oferecem o narguilé, como um plus aos frequentadores”, disse Vagner Morales, farmacêutico e assessor técnico da CRSL.

Rodas de conversa

Estão previstas na grade das aulas de ensino à distância – que vão até junho de 2016 -, três rodas de conversa para debate, esclarecimento das principais dúvidas e apresentação de projetos implementados para combater o tabagismo nas unidades dos cursistas.

Cláudia revelou estar preocupada em ver que cada vez mais jovens passam a usar tabaco mais cedo. “Esse curso ajudará a sensibilizar a quem utiliza o tabaco, mas também a qualificarmos nossa abordagem”, disse.

No Brasil, segundo dados da pesquisa Vigilância de Tabagismo em Escolares (Vigescola) do Ministério da Saúde, entre 20% e 45% dos jovens entre 13 e 15 anos já experimentaram o cigarro. A Pesquisa Especial sobre Tabagismo (PETab) — realizada em 2008 pelo IBGE em parceria com o INCA — comprova a iniciação ao tabagismo antes da vida adulta: 75% dos fumantes brasileiros iniciam-se no tabagismo até os 18 anos e 67% começam a fumar regularmente com 18 anos ou menos.

Adolescentes iniciam pelo narguilé

Nos últimos anos, o Ministério da Saúde tem privilegiado a prevenção do tabagismo nas campanhas do Dia Nacional de Combate ao Fumo, dirigindo-se em especial aos jovens e adolescentes. De acordo com o Vigescola, realizado em 2009 pelo Ministério da Saúde, o consumo de narguilé por jovens de três capitais foi elevado tanto em meninas quanto em meninos, atingindo prevalências semelhantes às encontradas nas regiões orientais do Mediterrâneo. A prevalência do consumo do narguilé em São Paulo foi a mais alta: 93,3% dos entrevistados que consumiam outros derivados do tabaco fumado, além do cigarro industrializado, declararam usar o narguilé com maior frequência.

A farmacêutica, Érica Miai, da Escola Municipal de Saúde Leste, agradeceu a divulgação de iniciativas de formação dos profissionais às equipes da CRS Leste e portal da SMS pela veiculação do curso. Ressaltou também a importância em garantir o espaço para esclarecimentos que possam melhorar o trabalho dos profissionais da rede pública de saúde e o atendimento à população.