Saúde anuncia abertura das duas primeiras tendas de dengue

Distritos de Penha e Lajeado recebem as primeiras unidades; Plano de Contingência prevê até 14 tendas na cidade

Com a aproximação do pico de transmissão da dengue, previsto para março, a Secretaria Municipal da Saúde anuncia a abertura das duas primeiras tendas de atendimento para casos suspeitos de dengue na segunda quinzena de fevereiro, como estabelecido no plano de contingência.

O Plano de Contingência da Dengue, homologado em outubro de 2015, define a abertura de até 14 tendas na cidade. O critério para seleção dos distritos onde serão instaladas é o monitoramento do atendimento das unidades de cada região: quando os casos de suspeita de dengue / zika vírus / chinkungunya nesses equipamentos atingirem 40% da capacidade de atendimento local, uma tenda deverá ser instalada para desafogar o sistema de saúde. Segundo esse critério, os primeiros distritos que receberão as unidades são Penha, conectada à AMA/UBS Cangaíba, e Lajeado, conectada à UBS Chabilândia.

As tendas servem de local de apoio para casos suspeitos de dengue, com capacidade para uma média de 180 atendimentos por dia e uma equipe de clínicos, pediatra, enfermeiros e técnicos de enfermagem, dependendo da necessidade local.

A população deve ser orientada a buscar, primeiro, atendimento em uma unidade de saúde. Pessoas que apresentarem suspeita de dengue nessa triagem serão encaminhadas para as tendas, onde terão um atendimento e orientação específicos para a doença. Dependendo da gravidade do caso, o paciente iniciará tratamento para os sintomas da dengue no local ou será encaminhado para internação em hospital.

A maioria desses casos não é de urgência/emergência, tendo como recomendação de tratamento o repouso, hidratação e atenção para novos sintomas ou sinais de alerta.

Balanço de atendimento nas tendas em 2015: