Oficina da memória reúne de jovens a idosos

Convivência e Cooperativa Trote, na zona Norte, atende pessoas com dificuldade psicológica ou à procura de melhora de concentração

Atividades  tiram os participantes do isolamento social e reforçam as capacidades cognitivas

 

Por Danielle Lobato

A coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), por meio do Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO Trote), oferece ao público uma oficina aberta de memória. O objetivo é atender pessoas que tenham alguma dificuldade psicológica ou que busquem melhora de concentração, atenção, percepção e outras capacidades cognitivas.

O grupo é composto por cerca de 20 pessoas, entre jovens e idosos. O tratamento inclui exercícios físicos para a ativação do cérebro e concentração, com danças circulares e xiang gong, atividade física da medicina chinesa que beneficia as articulações dos membros do corpo.

De forma lúdica, o convívio social - importante em qualquer fase da vida - é trabalhado com interatividade, tirando os participantes do isolamento social e reforçando as capacidades cognitivas.

Integração social

Ivete Jordão, de 79 anos, frequenta o grupo há cerca de um ano e aprova as atividades. “Gosto do ambiente e de como sou tratada. Todos são integrados nos exercícios, porém, a atividade que eu mais gosto é a repetição dos nomes de cada integrante, pois testa a memória e vejo resultado nisso”, afirma Ivete.

A terapeuta ocupacional Silvana Maria Migliore afirma que o grupo está “em um centro de convivência aberto para todos”. “O grupo é bem acolhedor e heterogêneo. Há pessoas aqui com Alzheimer em um estágio avançado, mas o interessante é que cada um ajuda o outro. É importante também a escolha das atividades a serem trabalhadas, para que ninguém se sinta inferior ao outro, já que estamos lindando com pessoas de diversas idades e necessidades psicológicas. O ideal é nivelar na escolha delas”, diz Silvana.


Serviço
Cecco Vila Maria/ Vila Guilherme - Trote
Endereço: Av: Nadir Dias Figueiredo, S/N Portaria 1
CEP: 02110-000
Telefone: 95414-4901