Exército inicia combate à dengue em Santana e Casa Verde

Em dois dias foram visitados 4.394 imóveis nos dois bairros

Ação conjunta com o Exército contribui para maior agilidade no atendimento e maior produtividade nas casas onde havia resistência por parte dos moradores

 

Por Talita Coutinho


No dia 1 de fevereiro a parceria da Prefeitura de São Paulo com o Exército, no combate ao mosquito Aedes aegypti, ganhou as ruas de dois bairros da zona Norte: Santana e Casa Verde. A abertura dos trabalhos foi marcada pelas presenças do coordenador regional de Saúde norte (CRSN) Alberto Alves Oliveira, da supervisora técnica de saúde de Santana Silvia Masson e o do subprefeito de Santana Antonio Manoel Esteves. Todos deram boas-vindas aos soldados e agentes de saúde / combate a endemias no Centro Estadual de Apoio Profissional ao Adolescente (CEAPA) na Av. Braz Leme.


Oliveira destacou a importância da parceria. “Em 2015 fizemos um bom trabalho, e neste ano precisamos fazer melhor ainda. É muito importante que a gente conte hoje não só com os nossos agentes de controle de endemias, mas também com a figura do Exército, que tem dado apoio fundamental e facilitado nossa atuação nas casas. Sobretudo passa uma mensagem, que diz que quando estamos precisando, nos unimos para combater a epidemia que é transmitida por um mosquito pequeno, mas que causa muito estrago, como a Dengue, Zika vírus e chikungunya", disse o coordenador.


Os soldados ficarão nas ruas durante uma semana com os agentes, realizando visitas nas casas para conscientizar a população e procurar focos do mosquito. A ação conjunta com o Exército contribui na maior agilidade no atendimento e maior produtividade nas casas onde havia resistência por parte dos moradores, fazendo com que passem mais credibilidade e união na luta contra o Aedes aegypti.

Todos juntos na luta contra a dengue


Os primeiros bairros da região Norte a receber a ação conjunta foram Freguesia do Ó, que teve 15.990 imóveis visitados, e Pirituba, com 11.128 visitas. A atividade se iniciou dia 18 e foi até o dia 29 de janeiro. Em três semanas, 31.512 imóveis já foram visitados na região Norte. Em dois dias foram visitados 4.394 imóveis em Santana e na Casa Verde.


A parceria foi mais uma vez aprovada pelos agentes de saúde. “Eu acredito que toda ajuda é bem-vinda. Tem que ser um trabalho em equipe, a população junto com o Exército e as equipes de saúde. A figura do Exército passa uma imagem de pátria, amor ao país, mostra que a luta não é somente da saúde e sim de todos nós cidadãos." Disse o agente de saúde / combate a endemias Elias Cassamassimo, da Supervisão de Vigilância e Saúde (SUVIS) Pirituba.


O papel dos cidadãos é essencial no combate ao Aedes aegypti. É importante estar sempre atento aos vasos de plantas, não deixar em hipótese alguma água parada, verificar caixa d’água, ralos, pneus, todos os objetos onde o mosquito procria.