Carnaval sem Zika agita Guaianases

Ações de prevenção foram realizadas em área vulneráveis em torno da UBS Celso Daniel

35 profissionais participaram de uma caminhada com visita na área de abrangência da UBS Prefeito Celso Augusto Daniel

 

Por Cecília Figueiredo
Foto: UBS Celso Daniel

Dando continuidade às ações do Carnaval Sem Zika, equipes da Supervisão Técnica de Saúde (STS), Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) de Guaianases e do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), apresentaram nesta sexta-feira (5), em ação de prevenção no bairro, a música vencedora do 1º Concurso de Marchinhas da Saúde Guaianases, realizado em 29 de janeiro pela equipe da UBS 1º de Outubro.

Participaram 35 profissionais, entre gerentes, enfermeiros, auxiliares administrativos, agentes comunitários de saúde, dentistas e outros profissionais de uma caminhada com visita na área de abrangência da UBS Prefeito Celso Augusto Daniel.

Conscientização

As visitas, que ocorreram principalmente em áreas de ocupação, com maior vulnerabilidade, fizeram orientações sobre a eliminação de criadouros de larva do mosquito Aedes aegypti e sobre os perigos da dengue, Zika e chikungunya. Também foi abordada a importância do uso de preservativos antes, durante e depois do Carnaval, a testagem para HIV e outras DST e a coleta de Papanicolau.

A equipe da SUVIS Guaianases realizou vistorias na CEI Caminhar e Crescer (rua Antonio Thadeo, 697), UBS Guaianases I (rua Professor Cosme Deodato Tadeu, 90) e Mercado Municipal (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/nº) - todos imóveis especiais.

Na última segunda-feira (1), a equipe também realizou tratamento larvário com BTI (Bacillus Thuringiensis Israelenses) em três pontos estratégicos localizados na rua Professor Cosme Deodato Tadeu.