‘Meu Bloco na Rua’ integra pacientes de CAPS no Carnaval da zona Norte

Festa vai além da diversão e promove a saúde mental

O bloco - que reúne mais de 200 participantes - oferece aos usuários e seus familiares a possibilidade de atuação em comunidade

 

Por Raissa Martins

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte) uniu-se ao bloco de carnaval “Meu Bloco na Rua”, da região de Freguesia do Ó, e desfilou nesta sexta-feira pelas ruas da região.

Há cinco anos os pacientes do Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) da Freguesia do Ó, APD (Programa Acompanhante Comunitário de Saúde da Pessoa com Deficiência), NPcD II e III (Núcleo de Apoio à Inclusão Social de Pessoas com Deficiência), CAPS Adulto Álcool/ Drogas e Infantil da Brasilândia e CAPS Adulto II Casa Verde desfilam no Carnaval.

O bloco - que reúne mais de 200 participantes - oferece aos usuários e seus familiares a possibilidade de atuação em comunidade. O material produzido ao longo do ano pelos munícipes, para o Carnaval, exercita a criatividade e desempenha o papel de inclusão e reabilitação dos pacientes.

O trajeto do desfile incluiu locais que fazem parte da memória dos bairros da zona Norte, enfatizando a interação entre as pessoas e a conscientização sobre novas maneiras para a ocupação desse espaço. A presença do bloco também é uma maneira de aumentar a visibilidade da área de atuação.

Reconhecimento da população

Ao longo destes quatro anos, o evento tem se tornado reconhecido pela população e fortalecido o acesso aos dispositivos da comunidade, como a Casa de Cultura da Freguesia do Ó e da Brasilândia, O CCJ Cachoeirinha, os Telecentros, a ONG Batuíra, o Bom Prato, o CEEFÓ, as bibliotecas públicas e o Espaço Criança Esperança, entre outros.