Zona Sul realiza nova Operação Cata-Bagulho contra dengue

Ação acontece neste sábado (6) nas proximidades da UBS Mata Virgem, em Cidade Ademar

Cata Bagulho da UBS Vila Natal retirou 24 toneladas de inservíveis

 

Por Tatiana Ferreira

Neste sábado (6), das 7h às 17h, a Operação Cata-Bagulho estará no território da UBS Mata Virgem. Recolherá materiais inservíveis que possam reter água da chuva em moradias e vias públicas, dando espaço para a proliferação do Aedes aegypti.

A Subprefeitura de Cidade Ademar enviará cinco caminhões e 20 funcionários para o evento. Serão visitadas as ruas Cônego José Pascoa e 6 de Maio e a Avenida Cidade Judaidet. Caso as ruas não sejam totalmente contempladas, haverá nova visita na segunda-feira (8).

Haverá ainda uma tenda ambiental do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), com a educadora do programa, quatro Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e quatro agentes de Zoonoses. Eles realizarão sensibilização e visitas domiciliares na comunidade para orientar a população e ensinar a eliminar os criadouros do mosquito. A ação é uma realização do Comitê da Dengue de Cidade Ademar/Santo Amaro.

Parelheiros

O Cata-Bagulho realizado no sábado (30) na Vila Roschel, em Parelheiros, recolheu mais de 32 toneladas de materiais inservíveis.
Segundo Nanci Toledo, da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) Parelheiros, foram utilizados cinco caminhões do Consórcio SOMA.

Entre trabalhadores da UBS Vila Roschel, do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), da SUVIS Parelheiros, da Subprefeitura, do Consórcio SOMA, de ONGs (CCA Vila Roschel e SASF Pro Brasil) e moradores, 50 pessoas estiveram envolvida na ação.

Além da Operação Cata-Bagulho que recolheu os inservíveis descartados pela população, os profissionais de saúde da UBS Vila Roschel e SUVIS Parelheiros aproveitaram a oportunidade para reforçar a orientação sobre possíveis criadouros da dengue.

Capela do Socorro

A UBS Vila Natal, em parceria com o PAVS e a equipe de Zoonoses da SUVIS Capela do Socorro, promoveram no último dia 23 de janeiro um mutirão de Cata-Bagulho no entorno da UBS. Foram recolhidas 24 toneladas de materiais inservíveis. Além da retirada houve panelaço para chamar a atenção da população para a promoção da saúde e prevenção a dengue.

Serviço:

Operação Cata-Bagulho em Cidade Ademar
Ruas: Cônego José Pascoa e 6 de Maio e a Avenida Cidade Judaidet.
Horário: das 7h às 17h.