Agentes de limpeza e de endemias da SUVIS Campo Limpo atuarão juntos no Sambódromo

Objetivo é conscientizar a população sobre a importância do combate a dengue

Teatro da dengue existe desde 2010 e busca conscientizar sobre os perigos de deixar água parada

 

Texto e foto por Tatiana Ferreira

Carnaval é tempo de alegria e diversão. Mas, mesmo nestes dias, não podemos abrir mão dos cuidados para evitar a dengue. Por isso, quatro agentes de controle de endemias da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) Campo Limpo foram escalados para uma tarefa especial: conscientizar os foliões e a plateia do Sambódromo do Anhembi sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus.

A ideia é que os profissionais da saúde usem fantasias de mosquito e entrem na avenida nos dias 6, 7, 8 e 12 (dias dos desfiles do Grupo Especial e de Acesso e no desfile das campeãs). Durante o intervalo de 15 minutos entre um desfile e outro, os agentes de saúde, acompanhados pelos agentes de limpeza da Inova — empresa contratada pela Prefeitura –, deverão percorrer toda a extensão da passarela.

Quando os agentes fizerem uma performance, os profissionais limparão a avenida para a próxima escola. Cerca de 350 profissionais de serviços trabalharão por noite para garantir que tudo fique limpo na passarela do samba e em seu entorno. O trabalho é uma parceria inédita das Secretarias Municipais de Saúde e Serviço, por intermédio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb).

Teatro do Campo Limpo

Os agentes de endemias da saúde que irão atuar no Carnaval participam do grupo de teatro da SUVIS Campo Limpo. O teatro existe desde 2010. Em 2011 o grupo "Os Zoonóticos" foi formado e conta, hoje, com nove agentes de Saúde/Zoonoses. A maioria das apresentações é realizada em escolas municipais, mas também já foram feitas apresentações em UBS, CEU e outros eventos da Prefeitura.

As peças "Todos Contra o Mosquito" e "Amigo Legal" falam do cuidado com a dengue e da posse responsável de cães e gatos, respectivamente. Há outra peça escrita, mas ainda não produzida, intitulada "O Mundo dos Ratos", sobre as doenças causadas por esses animais.

‘Todos Juntos contra a Dengue’

No dia 14 de janeiro, o secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha e o secretário municipal de Serviços Simão Pedro lançaram, em parceria com o Siemaco - entidade sindical da área de limpeza urbana -, a campanha de mobilização contra a dengue, Zika vírus e chikungunya.

A iniciativa integra trabalhadores da limpeza urbana nas ações para a conscientização da população no combate ao mosquito Aedes aegypti. A campanha conta com 20 mil trabalhadores de limpeza urbana, 2.500 agentes de vigilância em saúde, 8.000 agentes comunitários de saúde e 100 soldados do Exército Brasileiro para orientar e ajudar as pessoas a eliminar os criadouros do mosquito que, em 85% das vezes, está na casa das pessoas.