M’ Boi Mirim promove curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos

Curso foi ministrado para 36 pessoas, entre comerciantes e ambulantes de rua

Intuito foi capacitar os participantes nas práticas de manipulação, em questões que envolvem a higienização do ambiente e utensílios, entre outros

 

Por Patricia Torres


A Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) M’Boi Mirim realizou, na última quarta (3) e quinta-feira (4), o curso “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”. O intuito foi capacitar os participantes nas práticas de manipulação, ou seja, questões que envolvem a higienização do ambiente e utensílios, cuidados com a água, higiene pessoal, controle de pragas e bactérias. O curso é gratuito.

Participaram 36 pessoas, entre comerciantes e ambulantes de rua que compareceram ao prédio da Supervisão Técnica de M’ Boi Mirim. A palestra ficou por conta de técnicos da própria SUVIS: veterinários, biólogos e nutricionistas. Eles incrementaram a atividade com vídeos interativos do curso oficial da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Entusiasmo

De acordo com a nutricionista e palestrante da SUVIS de M’Boi Mirim, Florence Fontes Holanda, os participantes estavam entusiasmados. “Muitos tinham dúvidas, sugestões sobre como a vigilância pode agir e ainda mais porque sabiam que um dia poderíamos aparecer em seus estabelecimentos para vistoria”, afirma Florence.

O curso é uma realização da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) e envolve monitores de faculdades ou universidades parceiras, além de técnicos das SUVIS de cada região da cidade.

Sobre o curso

O curso é direcionado para proprietários e funcionários de restaurantes, lanchonetes, bares, padarias e vendedores ambulantes, e ensina as práticas de manipulação. É oferecido uma vez por mês nas SUVIS de cada região com duração de 8 horas, distribuídas por dois dias.