Ações de controle do mosquito Aedes aegypti marcam o carnaval da Saúde

Locais de passagem de blocos carnavalescos são pontos estratégicos durante a folia

Por Patrícia Pasquini

 

Samba, alegria e Xô Aedes! Como carnaval não combina com doença, a Secretaria Municipal da Saúde preparou uma mega ação pré-carnavalesca contra o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. “O mosquito está em todos os locais do Brasil e durante o carnaval a cidade de São Paulo atrai boa parte dos foliões de outros estados. Por isso, é importante intensificarmos as ações de vigilância nesta época do ano”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha.

No total, a Pasta mapeou 80 pontos considerados importantes para as ações de combate ao Aedes aegypti. São locais de passagem de blocos carnavalescos e aglomeração de pessoas. “Os agentes estão vistoriando estes locais, aplicando larvicida via nebulização para destruir possíveis criadouros do mosquito”, explicou Padilha.

Na área da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) Cidade Tiradentes, por exemplo, foi realizada panfletagem com orientações, controle mecânico e químico e desratização em pontos de desfile. Em Ermelino Matarazzo, que recebeu dois blocos, os agentes intensificaram visitas em locais de risco para o Aedes aegypti.

Guaianases realizou tratamento químico com BTi em pontos estratégicos e os agentes estão visitando imóveis especiais, entre eles o Mercado Municipal. Em Itaquera, houve controle larvário com BTi e vistoria em rotas para a passagem de blocos. A região será palco para seis deles. Em São Mateus houve controle larvário com BTi em uma via e bloqueio de criadouros e nebulização em outra rua de passagem de bloco. Em São Miguel, a Vigilância Sanitária visitou os estabelecimentos comerciais das ruas com carnaval.

Na Coordenadoria Regional de Saúde Norte, as ações foram intensificadas em mais de 120 locais, entre imóveis especiais e pontos estratégicos. Simultaneamente, os agentes de zoonoses realizam atividades conjuntas com o Exército. Em pouco mais de duas semanas, mais de 30 imóveis foram visitados nas regiões de Freguesia/Brasilândia, Pirituba/Perus, Casa Verde/Cachoeirinha e Santana.

Mapeamento de imóveis especiais, como a cinemateca, o Parque do Ibirapuera e as unidades do SESC, orientação sobre a eliminação de criadouros e distribuição de folhetos sobre a dengue são algumas das atividades realizadas pela Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste durante o período carnavalesco. Em todas as SUVIS da região os pontos estratégicos foram tratados com larvicida.

Na Penha, há intensificação de visitas casa a casa na extensão do local do desfile. Haverá panfletagem no Bloco Ocupaí da Saúde, no Largo do Rosário (5/2/2016), distribuição de 2.000 panfletos durante o desfile das escolas de samba do bairro nos dias 6 e 7 de fevereiro, na rua Alvinópolis e veiculação das Campanhas contra a Dengue durante os intervalos dos desfiles das escolas de samba.

Na Coordenadoria Oeste, a SUVIS Lapa/Pinheiros fará chamadas para lembrar a população da importância de evitar a proliferação do mosquito. Cartazes foram colados nos banheiros químicos que atenderão a festa. Quanto aos Imóveis e pontos estratégicos, foram visitados e vistoriados universidades, escolas, unidades do SESC, shoppings, o Tribunal de Justiça, a Sociedade Esportiva Palmeiras. A Programação de visitas se estenderá ao longo do período para outros 40 pontos.

Na Coordenadoria Sul, a SUVIS Parelheiros realizou Operação Cata Bagulho na Vila Roschel, organizou duas Semanas D Contra a Dengue, inspeção nas ruas com eventos de carnaval, orientação através de faixas e distribuição de folhetos explicativos.

No M’Boi Mirim, a SUVIS levantou os locais onde haverá passagem de blocos carnavalescos e mapeou seis pontos estratégicos e 30 imóveis especiais próximos as ruas. Nestes locais há distribuição de informativos sobre Dengue e Chikungunya e orientação dos responsáveis pelos locais sobre os cuidados a serem realizados. Também está programada a aplicação de BTi.

A SUVIS Capela do Socorro tem priorizado as visitas quinzenais e realizado tratamento com BTi nos pontos estratégicos.
Em Campo Limpo, foi realizada uma ação de intensificação de casa a casa nos arredores dos locais com carnaval.
 

Criadouros do mosquito Aedes aegypti - Neste ano, até o dia 23 de janeiro, foram realizadas 112.362 visitas casa a casa (dados parciais). Dos 206.546 recipientes encontrados, 44.185 estavam com água parada e em 1.196 havia larva do mosquito.

Reforço do trabalho de prevenção - A Secretaria Municipal da Saúde reforçou o trabalho de prevenção em toda cidade. A luta contra o Aedes aegypti em São Paulo conta com uma equipe de mais de 30 mil pessoas. Com ações de visitas porta a porta, grupos de orientação e ações de combate nos locais de grande concentração de pessoas, o trabalho de prevenção conta ainda com as subprefeituras.

Neste ano, a Prefeitura adotou de forma inédita a aplicação de um produto chamado BTi via fumacê para eliminar as larvas nos locais potencialmente infectados. Usará ainda um drone para mapear possíveis focos e iniciou a aplicação de 50 mil kits de teste rápido na rede de saúde municipal. Os kits estão sendo utilizados antes do pico de notificações de casos, justamente para a identificação de possíveis áreas de risco e assim direcionar melhor as ações.