De volta às aulas com saúde na lancheira

Nutricionista dá dicas de bons alimentos para o lanche escolar

Por Israel Bernardo

Com o fim das férias escolares, da “farra” das guloseimas, e com o início das aulas, é hora de colocar a criançada na linha. Primeira lição de casa: na lancheira, frutas, verduras e legumes são sinônimos de alimentação saudável.

De acordo com Rita Helena Bueno, nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde, em casos específicos as frutas são a melhor opção de lanche sadio. Também vale oferecer aos menores sanduíches de pão integral, com queijo branco ou patê de ricota com cenoura.

Sucos naturais orgânicos são essências, embora – por seu preço – muitas vezes sejam caros para famílias de baixa renda. Aconselha-se, então, que nos casos de substituição de valores os pais façam uso de frutas de época, que além de mais baratas são uma excelente opção.

Família

Carboidratos como batata doce e biscoitos de água e sal podem e devem ser incluídos na lancheira. “Ao preparar esses lanches, aconselha-se que as crianças estejam sempre junto dos pais, sendo incentivados por eles a este consumo”, afirma Rita Helena.

Os pais também devem ficar de olho, porque os lanches não saudáveis são os que mais seduzem as crianças. E todas as idades inspiram cuidados, pois quanto mais cedo os bons hábitos alimentares forem praticados maiores serão os benefícios para a saúde. Evite comprar guloseimas, biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes, sucos artificiais e iogurtes para o lanche. Esses alimentos só podem ser consumidos em ocasiões especiais, nunca como base de alimentação habitual.

Obesidade

A obesidade hoje é um problema de saúde pública e uma grande preocupação mundial. “Muitos esforços estão sendo feitos, pelo governo federal, para o enfretamento do problema por meio de programas como a Saúde nas Escolas, que tem como diretriz o incentivo à alimentação saudável em parceria com a área da Educação”, afirma a nutricionista. Hoje, há criança de dois anos de idade que já consomem refrigerantes. A alimentação saudável começa desde o aleitamento materno até a introdução de frutas, legumes, verduras, arroz e feijão na dieta, sem deixar de lado o uso consciente do sal, das frituras e dos doces.