Cidade ganha novo espaço de adoção de animais no CCZ

Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos possui 30 canis e 24 gatis. Eles permitem ampla visualização e interação com animais disponíveis para adoção

Texto: Mariana Bertolo
Foto: Edson Hatakeyama

Nesta sexta-feira (29) o secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha e o prefeito Fernando Haddad visitaram o novo Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ-SP). O espaço possui 30 canis e 24 gatis. Neles, os animais serão disponibilizados para adoção, em um ambiente moderno e ecologicamente sustentável, com sistema de captação de água de chuva para lavagens e irrigação, abundante ventilação e iluminação natural e artificial de LED, entre outras.

“O novo espaço possui estrutura moderna, que estimula a posse responsável. Temos cerca de 350 animais aqui no CCZ e, com este novo núcleo, esperamos que mais pessoas venham visitar e possam adotar”, afirma Padilha.

As novas acomodações permitem ampla visualização e interação com os animais disponíveis para adoção, infraestrutura específica que permitirá a preparação dos animais para adoção, tais como centro cirúrgico, salas de recepção de munícipes, administrativas e auditório.

‘Melhor entrosamento’

Para o secretário, o ambiente permite que adotantes e adotados tenham mais contato. “O espaço possibilita que as pessoas que procuram o CCZ em busca do futuro animal de estimação tenham melhor entrosamento. Todos os animais que estão aqui precisam de um lar, e terão a oportunidade de ir para o novo espaço, que funciona em sistema de rodízio, para que todos os tenham a possibilidade de serem adotados”, afimou.

Haddad avalia que o centro permite uma abordagem distinta no tema da adoção. “Vai facilitar a vida do morador que quer adotar um animal e dos animais, que têm melhores condições de espera pela adoção. É um ambiente muito mais adequado, e ele vai estar muito mais pronto para a adoção, porque toda a situação de vulnerabilidade, que pode irritar o animal, é evitada pela qualidade do serviço prestado”, afirmou o prefeito.

Posse responsável

Quem procura o CCZ para iniciar o processo de adoção deve começar com uma visita no canil ou gatil. Lá, os funcionários apresentam os animais e realizam uma entrevista informal para conhecer o adotante e proponham um perfil de animal para apresentar. Neste processo, adotante e possível adotado interagem. Após escolha do animal, o interessado é submetido a uma avaliação através de um questionário para garantir que o cão ou gato será adequado ao espaço físico e à composição familiar da nova casa. Depois, assina um termo de ciência e compromisso do adotante. O animal é entregue castrado, vacinado, microchipado, vemifugado e registrado e a taxa publica de adoção é de R$ 21,00.

Com informações da SECOM