SAMU-SP renova certificado internacional como Centro de Despacho e Emergências Médicas de Excelência

São Paulo é única cidade certificada da América Latina

Por Patrícia Pasquini

O desafio diário de salvar vidas rendeu ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – São Paulo (SAMU-SP), em 23/7/2015, nos Estados Unidos, a renovação do Certificado de Acreditação como Centro de Despacho de Emergências Médicas de Excelência. Apenas 159 cidades no mundo têm o título. São Paulo é a única na América Latina.


A cerimônia para celebrar a reacreditação como serviço de excelência ocorrerá nesta quarta-feira (27), às 19h30. “O SAMU é um serviço essencial à população. Em algumas situações, a pessoa precisa de um socorro imediato e não há tempo hábil para chegar a um hospital. Nestes casos, o atendimento pré-hospitalar é imprescindível para salvar vidas. Sem dúvida, o SAMU é um serviço que reduz o número de óbitos e sequelas por acidentes”, afirma o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha.

O certificado foi concedido pela Academia Internacional de Despacho de Emergência (International Academies of Emergency Dispatch - IAED). O SAMU-SP obteve o recredenciamento devido a sua conformidade contínua com o Sistema de Despacho de Emergências Médicas (MPDS) e com os critérios intitulados “20 Pontos de Excelência” associados ao Sistema. Com base nas ligações - que são todas gravadas -, o órgão analisa desde a recepção dos atendentes aos chamados até a classificação das emergências.

O SAMU-SP possui 122 ambulâncias e 36 Unidades Rápidas de Atendimento por Motociclistas – URAMs – (motolâncias) em operação diariamente. Da frota também fazem parte duas ambulâncias de múltiplas vítimas e uma UTI Pediátrica e Neonatal (não estão incorporadas à frota do dia-a-dia). Na reserva técnica há 52 ambulâncias.


O SAMU 192 do Município de São Paulo foi Acreditado como Centro de Despacho de Emergências Médicas de Excelência pela 1ª vez em 12/3/2012, época em que o Serviço tinha apenas 11 meses de protocolo.

Critérios

Os critérios abrangem padrões de práticas internacionais de excelência em Despacho de Emergências Médicas. Consideram também a eficácia operacional do Sistema, programas de Melhoria da Qualidade e certificação de todos os indivíduos envolvidos no processamento de chamadas de emergência dentro de uma Central.

Protocolo - Sistema de Despacho de Emergências Médicas (MPDS)

Um dos mais importantes investimentos recebidos pelo SAMU-SP foi a implantação de um protocolo internacional de atendimento, que é utilizado em 3.500 Centrais de Regulação de 43 países e em 19 línguas diferentes. Por meio de um conjunto de perguntas realizadas pelo atendente para o solicitante e, de acordo com as respostas, o sistema aponta para diagnósticos presumidos, que são avaliados e depurados pelo médico regulador, facilitando o trabalho e agilizando o despacho da ambulância. “O protocolo permite que muitas vidas sejam salvas sem tirar a autoridade do médico regulador. É uma ferramenta de excelência que, além de ordenar a prioridade, possibilita monitorar e colher dados de importância epidemiológica no Município de São Paulo”, explica Luís Carlos Oliva de Paula, diretor Técnico Médico do SAMU-SP.

Padrões Internacionais de Segurança


A International Academies of Emergency Dispatch (IAED) é uma organização sem fins lucrativos, que estabelece padrões seguros e eficazes de Serviços de Despacho de Emergência em todo o mundo. Composta por quatro Academias integradas por médicos, bombeiros, agentes de polícia e um Sistema de Triagem de Enfermeiros, a IAED oferece suporte para pesquisas, aplicação de um protocolo único, regulação de legislação para Centrais de Operações de Emergência por meio de treinamento, certificação e credenciamento. O título de “Centro Credenciado de Excelência” (do inglês ACE) é a mais alta distinção em Serviços de Despacho de Emergência que uma Central pode receber.

 

Central 192

Na cidade de São Paulo, a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP) atende cerca de 5.000 ligações únicas diariamente. São abertas 1.100 ocorrências por dia. Em média, 75% das ocorrências atendidas pelo SAMU-SP são casos clínicos.

Considerada a mais moderna da América Latina, a Central 192 conta com um sistema de inteligência para geoprocessamento do tipo B.I. ou “Business Intelligence”, utilizado nas maiores e melhores centrais do SAMU mundial e que mapeia as informações das ocorrências conforme a geografia da cidade.

Sobre o SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é destinado ao atendimento inicial a urgências e emergências de saúde, na modalidade pré-hospitalar móvel. O SAMU é um programa federal, que segue normas e critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), e seu fluxo é caracterizado pela classificação das urgências, divididas em quatro níveis, conforme a Portaria/GM nº 2.048/2002, assim determinadas:

NÍVEL 1 – Emergência ou Urgência de prioridade absoluta – Atender casos em que haja risco de morte. Encaminhamento imediato.

NÍVEL 2 – Urgência de prioridade moderada – Atender os casos em que há necessidade de atendimento médico, não necessariamente de imediato.

NÍVEL 3 – Urgência de prioridade baixa – Atender casos em que há necessidade de uma avaliação médica, mas não há risco de morte, podendo aguardar o atendimento.

NÍVEL 4 – Urgência de prioridade mínima – Atendimento feito por um médico regulador, que orienta sobre o uso de medicamentos e cuidados gerais e encaminhamentos.

O tempo para atendimento para ocorrências de prioridade 1 é de 10 a 15 minutos (padrão internacional).