Saúde festeja aniversário de São Paulo com entrega de serviços à população

Inauguração de CER, UBS, Hospital Dia e ações de combate à dengue serão algumas das atividades realizadas durante a semana

Por Patrícia Pasquini


Para comemorar os 462 anos de São Paulo no dia 25 de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai entregar vários serviços à população. A programação terá seis dias de festa. A reacreditação concedida ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP) pela Academia Internacional de Despacho de Emergência (International Academies of Emergency Dispatch - IAED) e ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya também farão parte da cesta de presentes. “Vamos consolidar nosso compromisso de levar mais saúde e qualidade de vida aos paulistanos. Nós já ampliamos em um milhão o número de consultas médicas ofertadas nas unidades básicas de Saúde no ano passado em relação a 2012 e diminuímos o tempo de espera para a marcação da primeira consulta na Atenção Básica”, afirma o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha.
Foram 8,6 milhões de consultas disponibilizadas em 2015 ante 7,6 milhões, o que representa um aumento de 13%. O tempo médio para marcação da primeira consulta na Rede de Atenção Básica caiu de 33 em 2012 para 26 dias em 2015.

Agenda

CER II Lapa

As comemorações terão início dia 26/1, às 10h, com a inauguração do Centro Especializado em Reabilitação II (CER Lapa). O serviço é referência no atendimento de reabilitação física e intelectual para pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e Serviços Especializados da Supervisão Técnica de Saúde Lapa/Pinheiros. O CER II Lapa faz parte da Rede de Atenção à Pessoa com deficiência e oferece avaliação multiprofissional, abordagens grupais, atendimentos individuais, acompanhamento familiar e avaliações e prescrições de órteses. Conta com equipe de acompanhante da pessoa com deficiência (APD) que realiza ações como visitas domiciliares e atividades na comunidade que desenvolvam o convívio social. No total, são 33 profissionais entre fonoaudiólogos, terapeutas, psicólogos, enfermeiros e técnicos, e APDs. Dois médicos dão apoio. Mensalmente, o CER II Lapa tem capacidade para 490 pacientes em terapia e a inclusão de 120 casos novos.

Hospital Dia Cidade Tiradentes

No próximo dia 27, às 10h, o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha, visita a implantação do Hospital Dia Cidade Tiradentes, montado no modelo de rápida construção.

Como parte do plano “Mais cirurgias, menos tempo de espera”, a nova unidade cirúrgica tem capacidade para realizar mensalmente 140 cirurgias (60 oftalmológicas e 80 vasculares), exames e consultas nas especialidades de vascular e oftalmologia, no distrito da zona Leste. O serviço oferecerá exames para o diagnóstico, consultas pré-operatórias, a cirurgia e o acompanhamento pós-cirúrgico nas especialidades de vascular e oftalmologia, no mesmo local.

A estrutura fixa montada no estacionamento do Hospital Municipal Cidade Tiradentes é composta por dois consultórios, com equipe de enfermeiros e auxiliares. Os pacientes são encaminhados pelas unidades básicas de saúde e atendidos com hora marcada. A carreta cirúrgica possui áreas de pré e pós-cirúrgico de 90 metros quadrados, um centro cirúrgico, um módulo de internação de 36 metros quadrados, sala de emergência e tendas de espera e recepção.


SAMU-SP

O desafio diário de salvar vidas rendeu ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – São Paulo (SAMU-SP), em 23 de julho de 2015, nos Estados Unidos, a renovação do Certificado de Acreditação como Centro de Emergências Médicas de Excelência. Apenas 159 cidades no mundo têm o título. São Paulo é a única na América Latina. A cerimônia para celebrar a reacreditação como serviço de excelência será no dia 27/1, às 19h30.

O certificado foi concedido pela Academia Internacional de Despacho de Emergência (International Academies of Emergency Dispatch - IAED). O SAMU-SP obteve o recredenciamento devido a sua conformidade contínua com o Sistema de Despacho de Emergências Médicas (MPDS) e com os critérios intitulados “20 Pontos de Excelência” associados ao Sistema. Com base nas ligações - que são todas gravadas -, o órgão analisa desde a recepção dos atendentes aos chamados até a classificação das emergências. 

O SAMU 192 do Município de São Paulo foi Acreditado como Centro de Despacho de Emergências Médicas de Excelência pela 1ª vez em abril/2012, época em que o Serviço tinha apenas 11 meses de protocolo.

UBS Cantinho do Céu

No dia 28, às 10h, será inaugurada uma UBS modular no bairro Cantinho do Céu, em Capela do Socorro, na região Sul. Para atender a população durante a construção da UBS Cantinho do Céu definitiva, a Secretaria Municipal da Saúde optou pela instalação de uma unidade provisória, implantada com todas as normas de segurança.

A instalação de uma UBS no bairro está prevista no Plano de Metas e é tida como uma das principais prioridades da Pasta. A unidade está num terreno já adquirido pela municipalidade (o mesmo onde ficará a unidade definitiva) e sem custos de locação.

As cinco equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS já eram do território e agora passam a atuar dentro da unidade. A UBS prestará todos os serviços que envolvem o atendimento em Atenção Básica (consultas médicas, de enfermagem, vacinação, curativos, inalação e visitas domiciliares). A unidade beneficiará cerca de 20 mil pessoas.


Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos

No dia 29/1, às 10h, será a vez do Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos, localizado no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ-SP). O novo núcleo de adoção possui 30 canis e 24 gatis com capacidade para um ou dois animais, dependendo da personalidade de cada um. As novas acomodações permitem melhor visualização e interação com os animais disponíveis para adoção.

Além disso, o espaço conta com infraestrutura específica que permitirá a preparação dos animais para adoção, tais como centro cirúrgico, salas de recepção de munícipes administrativas e de reuniões. “Os munícipes poderão ter maior contato com os animais em uma estrutura preparada para oferecer conforto e segurança”, explica a gerente do CCZ-SP, Rosane Correa de Oliveira. Os cerca de 500 animais disponíveis para adoção (400 cães e 100 gatos), permanecerão no centro em sistema de rodízio, para que todos tenham a possibilidade serem adotados.

Todo cão ou gato que é removido para o CCZ-SP passa por avaliação médica veterinária. Se necessário recebe tratamento, inclusive contra pulga e carrapato. Quando liberados para a adoção estão devidamente imunizados contra a raiva, desparasitados, esterilizados cirurgicamente e identificados por microchip. No ato da adoção é realizado o Registro Geral do Animal (RGA), de acordo com a legislação municipal.

Adicionalmente, desde 2013 também funciona em um prédio novo o laboratório de biologia molecular do CCZ. O Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores (LABZOO) foi ampliado, possibilitando ao Centro oferecer diagnósticos moleculares diferenciados.

Mutirão Cata-Bagulho

No sábado (30), as cinco regiões da cidade receberão a “Operação Cata-bagulho”, em mais uma ação promovida pela parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Secretaria de Serviços na campanha de mobilização “Todos Juntos contra Dengue, Zika e Chikungunya”.

A operação realizará a retirada de móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, entre outros materiais inservíveis, que possam reter água da chuva em moradias e vias públicas, dando espaço para a proliferação do Aedes Aegypti. Os agentes de serviços também farão a limpeza de pontos viciados de lixo e outros trabalhos de conservação.

Agentes de saúde ambiental, biólogos e veterinários participarão da iniciativa para fazer a visita casa a casa por vias públicas delimitadas, com o objetivo de eliminar criadouros de mosquitos e orientar a população.

A operação terá início entre 7h e 9h e término entre 15h às 16h, a depender da região. É importante lembrar que uma hora antes do início da operação, os moradores das ruas ao longo do percurso da atividade devem depositar o material que desejam descartar na calçada em frente às suas residências.


Serviço:
* CER Lapa
Data/hora: 26/1, às 10h
Local: Rua Catão, 420 – Lapa

* Hospital Dia Cidade Tiradentes
Data/hora: 27/01, às 10h
Local: Estacionamento do Hospital Municipal Cidade Tiradentes (Avenida dos Metalúrgicos, 1797)

* Reacreditação concedida ao SAMU-SP
Data/hora: 27/1, às 19h30
Local: Rua Jaraguá, 836, 2º andar (auditório)

* UBS Cantinho do Céu
Data/hora: 28/01, às 10h
Local: Rua dos Acordes, 200, Cantinho do Céu

* Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos
Data/hora: 29/1, às 10h
Local: Centro de Controle de Zoonoses – Rua Santa Eulália, 86, Santana

* Mutirão Cata Bagulho
Data/hora: 30/1, das 7h às 16h