Painel de Monitoramento melhora avaliação e gestão da saúde

Região Leste capacita 40 profissionais para utilizar ferramenta

Capacitação reuniu 40 profissionais entre assessores técnicos da coordenadoria e das sete supervisões, além de gerentes de unidades básicas de saúde e SUVIS

 

Por Aline Alves do Amaral
Colaborou Cecilia Figueiredo

Na semana passada a Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRS Leste) realizou a capacitação da terceira turma de 2015, no Painel de Monitoramento da Situação de Saúde e da atuação dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A exemplo dos outros dois cursos que ocorreram esse ano, a capacitação ministrada pela médica Maria Cristina Scuoteguazza Salgado Minari, interlocutora da CRS Leste, reuniu 40 profissionais entre assessores técnicos da coordenadoria e das sete supervisões, além de gerentes de unidades básicas de saúde e SUVIS.

O domínio desse instrumento e o uso sistemático na rotina de trabalho dos profissionais de saúde visa a criação de uma nova cultura de compromissos entre a execução das ações e sua avaliação. O objetivo é acompanhar as ações, identificar problemas, e apoiar os gestores para manter ou redefinir rumos, visando aprofundar e aprimorar a construção do SUS na Capital.

Maria Cristina explica que o Painel de Monitoramento busca o acompanhamento dos serviços e da saúde por meio de um grupo de indicadores. Estes refletem a atuação de cada área e nível do sistema e suas articulações. Trata-se de um instrumento de gestão que possibilita acompanhar de modo contínuo e oportuno a atuação da SMS sobre as prioridades da Política de Saúde Municipal.

Identificação de problemas

“O painel informa o andamento das atividades nos serviços de saúde e seus efeitos sobre a população. Emite avisos sobre desempenhos insatisfatórios para que as equipes possam ao identificar os problemas municiando-as na tomada de decisão”, disse a médica. Maria Cristina frisou ainda a o painel contribui para escolher e operar as intervenções adequadas para transformar as condições geradoras dos problemas identificados, além do monitoramento para avaliar se as ações realizadas estão surtindo o efeito desejado.

A técnica também informa que o processo de escolha dos mais de 80 indicadores contempla as prioridades da Secretaria, linhas de cuidado e gestão da Atenção Básica e hospitalar, rede integrada, vigilância, urgência/emergência, violência, recursos humanos e participação social. “Esse instrumento permite que gestores e equipes possam aprofundar o conhecimento sobre os problemas e definir estratégias de superação a partir dos avisos de desempenho emitidos”, afirmou Maria Cristina.

Conforme avaliações do grupo de profissionais participante da última capacitação em 2015, o curso traz uma bagagem importante, pertinente à prática. Outros afirmam que, se utilizado de forma adequada, o Painel pode servir de apoio à gestão na tomada de decisões. E, por essa razão, vários cursistas enfatizaram a importância de sensibilização de gestores e gerentes para a utilização do painel.