Região Norte promove oficina para conselheiros gestores

Conselheiros foram integrados ao processo de controle social SUS

Interlocutora de Gestão Participativa Rita Maria explica a importância do papel de conselheiro gestor

 

Por Danielle Lobato

Nesta terça-feira (15) a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), por meio da Supervisão Técnica de Saúde Santana/Jaçana, realizou uma oficina para conselheiros gestores de saúde, usuários e trabalhadores. Durante a atividade foi reforçada a importância de ser um conselheiro gestor. A oficina também promoveu uma palestra e todos os envolvidos receberam material explicativo sobre o evento.

A oficina foi aberta pela Interlocutora de Gestão Participava Rita Maria, que levantou algumas características importantes sobre o trabalho do conselho gestor e seu papel na sociedade. Um dos principais objetivos foi auxiliar os conselheiros das Unidades de Saúde da Capital, buscando desenvolver seu potencial e as possibilidades de participação efetiva no processo de controle social do SUS.

‘Represento minha comunidade’

O conselheiro gestor Odair Murilla Prieto, de 67 anos, ressalta que a integração ao grupo também trouxe resultados benéficos para a sua vida pessoal. Prieto frisou o fato de sempre se preocupar com sua comunidade. “Por isso, resolvi fazer parte do conselho gestor. Para mim é uma honra ver resultados através do nosso trabalho. É um exercício feito em grupo. No começo era muito difícil participar, pois eu não sabia ler e nem escrever, não entendia as siglas da área da saúde. Hoje, com esforço, consegui ler e escrever e entendo melhor. Sinto-me honrado por isso e represento a minha comunidade”, afirma.

Já Rita Maria, interlocutora de Gestão Participativa, afirma que “o conselheiro é um cidadão que está inserido na sociedade e que vai estabelecer o acordo entre a cidadania e o cidadão”. “Ele é o interlocutor, tem que estar atualizado, saber o que está acontecendo na saúde a nível nacional, municipal e estadual. Além disso, nunca o conselheiro pode colocar na frente os seus interesses, mas sim os da comunidade como um todo”, diz Rita. O coral Ursi da UBS Dona Mariquinha Sciáscia alegrou os participantes da oficina com a música “Noite Feliz”.

 

Oficinas de 2016

Para 2016 o objetivo será traçar metas de conhecimento para os conselheiros gestores com mais oficinas onde o foco será a informação nos tempos da era digital. O Objetivo é ampliar a comunicação com a sociedade por meio dos blogs e direcionar a aprendizagem na criação de boletins informativos para os usuários das Unidades Básicas de Saúde.