Os vilões das comidas de Rua

Altas temperaturas do verão favorecem doenças diarreicas

Por Israel Bernardo


Quando se fala em comida, a pressa pode ser inimiga da perfeição. Refeições rápidas e com preços mais acessíveis fazem parte do cotidiano das pessoas. Com a chegada do verão e das festas de fim de ano, muita gente sai bem cedo de casa em busca dos presentes natalinos. Com isso, o tempo para almoçar encurta. Resultado: a preocupação com uma alimentação de qualidade diminui e os lanches, petiscos e salgados substituem (sem vantagem) a refeição completa. Pensando nesse problema, a Coordenadoria de Vigilância de Saúde (COVISA) alerta sobre os cuidado com as Doenças Transmitidas por Água e Alimentos (DTA) que podem estar presentes nas chamadas comidas de rua.

Geraldine Madolosso, médica da COVISA, alerta sobre o perigo da deterioração dos alimentos nas épocas de calor. “Durante o verão, as altas temperaturas aceleram a deterioração dos alimentos e favorecem a multiplicação de microrganismos causadores de doenças diarreicas”, afirma.

Entre as DTA podemos encontrar as infecções intestinais causadas por bactérias, as parasitoses, a hepatite, a febre tifoide e a cólera. Essas doenças ocorrem devido à ingestão de água ou alimentos contaminados. Entre os principais sintomas estão a diarreia, mal estar geral, dor abdominal, náuseas vômitos e febre. Alguns microrganismos podem causar sintomas mais graves, como distúrbios neurológicos, renais, hepáticos, alérgicos septicemia (infecção generalizada) e até óbito.

Dicas da COVISA:

Para evitar tais problemas, a COVISA recomenda algumas medidas simples mas eficazes. Não deixe de ingerir sais de reidratação oral e muito líquido (água potável tratada e sucos). Os casos mais agudos das DTA podem levar à internação.

Entre os hábito indicados contra as DTA estão:
* Lavar as mãos com água e sabão antes do preparo dos alimentos e sempre que utilizar o banheiro, ou chegar da rua.


*Manter os alimentos acondicionados em recipientes com tampa na geladeira.


*Consumir os alimentos e sucos das frutas naturais imediatamente, já que o ar acabam perdendo parte dos nutrientes.


*Nunca misturar os alimentos já cozidos ou desinfetados com os que estão em preparação.


*Cozinhar, assar, fritar muito bem as carnes bovinas, suínas, aves, peixes ovos ou outros produtos de origem animal.


*Evitar o consumo de alimentos que foram produzido em más condições de higiene insatisfatória e duvidosa.