Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2015 | Horário: 18:51

Saúde atenderá 1.500 pacientes para zerar fila por cirurgia pediátrica

Crianças serão avaliadas no Hospital Municipal Menino Jesus dentro da ação ‘Hora Certa: mais cirurgia, menos tempo de espera’

 Com o objetivo de zerar a fila de espera de 2013 e 2014 por cirurgias eletivas pediátricas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará, neste sábado (12), avaliações cirúrgicas no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, na região da Bela Vista. No dia 28 de novembro 708 crianças da Coordenadoria Regional de Saúde Sul foram consultadas. Desta vez serão atendidas crianças das outras regiões.

Nesta segunda fase serão outras 1.200 vagas para as regiões da cidade que ainda não foram contempladas. As crianças passarão pela avaliação de médicos pediatras e cirurgiões infantis que vão realizar exames para confirmar a necessidade de cirurgia. O foco não é atendimento de emergência, mas agendar cirurgias eletivas tais como de hérnias, fimose e hidroceles, entre outras.

Após a avaliação inicial, apenas pacientes que tiverem confirmada a indicação cirúrgica serão submetidos, no mesmo dia, a exames laboratoriais pré-operatórios e agendada a consulta. Esses agendamentos serão feitos em janeiro. “As reguladoras das Supervisões e das unidades de saúde fizeram um grande esforço, ao longo desta semana, para conseguir fazer contato com todas essas famílias e garantir o agendamento das crianças. Nosso principal objetivo é reduzir a fila e o tempo de espera por cirurgia pediátrica na cidade”, disse o secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha.

O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus é referência no atendimento de pacientes de zero a 18 anos. Oferece 24 especialidades pediátricas, com pronto-socorro, centro de diagnóstico e internação. A unidade é administrada em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.

Plano de ampliação das cirurgias eletivas

A nova ação integra o plano “Hora Certa: mais cirurgias, menos tempo de espera”, lançado em outubro pela Prefeitura e que prevê a ampliação de cirurgias eletivas pediátricas para agilizar o atendimento de crianças e adolescentes que esperam por procedimentos de média complexidade. Atualmente, as unidades de saúde do município realizam 600 cirurgias pediátricas eletivas por mês. O plano quase dobra essa quantidade, totalizando 1.100 procedimentos por mês. O objetivo é realizar, em um ano, 13.100 atendimentos.

Na última ação realizada pela SMS no Hospital Menino Jesus, das 708 crianças que foram avaliadas 50% confirmaram necessidade de cirurgia e 402 já foram agendadas. Já foram realizados 15 procedimentos dos pacientes da ação e a agenda de janeiro será exclusiva para esses pacientes.

Hora Certa

Antes de haver Hora Certa no HM Menino Jesus, o hospital realizava uma média de 158 cirurgias por mês de Hospital-Dia. Em outubro foram 285 cirurgias em 253 pacientes uma vez que, ocasionalmente, um paciente realiza mais de um procedimento. Em novembro foram realizadas 438 cirurgias em 402 pacientes. A cirurgia de fimose corresponde a 52% dos pacientes. Em seguida estão as operações de hérnia (43%) e outros procedimentos diversos como lipomas ou polidactilia (5%).

A oferta de serviços de saúde em centros especializados e com menor tempo de espera é parte do Plano de Metas do município para zerar as filas de consultas em especialidades médicas, exames e procedimentos cirúrgicos. Já está em funcionamento em 13 Hospitais Dia da Rede Hora Certa.

collections
Galeria de imagens