Prefeitura reabre laboratório do Centro de Controle de Intoxicações

CCI agiliza análises laboratoriais e aumenta capacidade de atendimento. Investimentos em equipamentos e readequação de espaço físico somaram R$ 815 mil

CCI presta atendimento presencialmente para pacientes do hospital com suspeitas de intoxicação e através de atendimento telefônico em regime de plantão 24 horas por dia

 

Por Beatriz Prado
Foto: Edson Hatakeyama

 

O secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha, visitou nesta sexta-feira (27) o Centro de Controle de Intoxicações (CCI) e reabriu o Laboratório de Análises Toxicológicas do município de São Paulo. Instalado no quarto andar do Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (região Sul), o CCI presta atendimento presencialmente para pacientes do hospital com suspeitas de intoxicação e através de atendimento telefônico em regime de plantão 24 horas por dia para orientação aos usuários e esclarecimentos de dúvidas para profissionais da saúde.

Com investimento de R$ 815 mil na reestruturação do espaço e compra de equipamentos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) garante a expansão da atenção às intoxicações no município.

“O novo laboratório permite um atendimento maior às vítimas de intoxicação na cidade de São Paulo. É um serviço de referência para diagnósticos de abusos de drogas, medicamentos, tentativa de suicídio, uso irracional de medicamentos, descuidos em relação às crianças. Todos os casos são atendidos no Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya, ou através de contato telefônico com outros hospitais para suporte ao diagnóstico”, afirmou Padilha. O secretário também frisou a importância da utilização de equipamentos mais modernos como forma de agilizar o atendimento de maior número de pacientes.

Paulo Tenório de Cerqueira Neto, coordenador do Laboratório de Análises toxicológicas, apontou a importância da reestruturação do espaço para a agilidade no diagnóstico e tratamento.

Qualidade e eficiência

“A partir da reforma, o Laboratório passa a ofertar um número maior de análises com mais qualidade e eficiência. A restruturação faz parte de uma estratégia de ampliação ao acesso dos pacientes com suspeita de intoxicação no município de São Paulo e de apoio aos profissionais da rede municipal que atendem a população no dia a dia”, disse o coordenador.

De janeiro a novembro de 2015 o Programa Municipal de Prevenção e Controle das Intoxicações, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, registrou 4.836 ocorrências no município, com maior incidência de casos de abuso de álcool, cocaína e medicamentos.

O monitoramento e controle das intoxicações registradas dão suporte ao desenvolvimento de políticas preventivas para a saúde do trabalhador e de intervenção em casos de epidemia através de análises qualitativas e quantitativas de dados. O serviço de atendimento telefônico para emergências 24 horas é realizado por meio do telefone 0800 7713733.