UPA Júlio Tupy dobrará oferta de atendimento e implantará pequenas cirurgias

Equipamento comportará até 23 leitos de observação e capacidade para atender até 700 pacientes por dia

 Por Cecília Figueiredo


O secretário de Saúde Alexandre Padilha estará, neste sábado (28), na última edição de 2015 do programa Câmara no Bairro, no CEU Jambeiro, em Guaianases (zona Leste). Padilha fará a apresentação do projeto Hora Certa Móvel. Na sequência, os gestores irão vistoriar as obras da futura Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Júlio Tupy. UPA, que começou a ser construída em maio, substituirá o Pronto-Socorro, beneficiando mais de 268.500 pessoas de Guaianases.


A UPA Júlio Tupy localiza-se na rua Serra Queimada, 800, no distrito do Lajeado, em Guaianases. De um espaço de pouco mais de mil metros², a unidade ocupará 1.825,87 metros² do terreno com 6.178 metros². Oferecerá à população oito consultórios, seis leitos de emergência e dois de isolamento, além de 23 leitos de observação (sete pediátricos e 16 de clínica médica). Isso possibilitará dobrar a capacidade de atendimento, o equivalente a 700 atendimentos diários em consultas clínicas, de ortopedia e pediatria, sem contar exames de radiografia, radiografia buco-maxilo-facial e pequenas cirurgias hoje indisponíveis, pela falta de estrutura e profissionais.


Segundo Cláudia Afonso, coordenadora da Regional de Saúde Leste, será possível realizar na própria UPA pequenas cirurgias de urgência provenientes de traumas torácicos e buco-maxilo-faciais. “Hoje temos clinica, ortopedia e pediatria. Ampliaremos com a ofertas de pequenas cirurgias de urgência, derivadas de acidentes, traumas, e com a presença do cirurgião-dentista. Também poderemos elevar a oferta de eletrocardiograma com laudo, Raio X e implantaremos o Raio X buco-maxilar e a classificação de risco 24h, qualificando a assistência ao paciente que busca um serviço de urgência e emergência e desafogando as filas nos hospitais”, afirmou Cláudia.


Ampliação de serviço


Segundo Sueli Mitie Saito, supervisora técnica de Saúde Guaianases, haverá ampliação do serviço social até às 22h. Hoje o funcionamento ocorre até às 13h. Haverá também um supervisor clínico à noite e um responsável técnico médico durante o dia. “A farmácia da UPA também será um diferencial, pois funcionará 24h e com dispensação de medicamentos para o paciente atendido neste equipamento”, disse a supervisora.


A obra conta com o investimento total de R$ 6,8 milhões, com recursos oriundos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e da administração municipal, com o terreno e complementação da obra.


Para viabilizar o novo equipamento foram demolidas as estruturas precárias onde funcionavam o arquivo médico (Same), o necrotério, almoxarifado e a farmácia. Os serviços foram adaptados temporariamente em espaços no antigo Pronto-Socorro. O PS Júlio Tupy, inaugurado em 1991, segue atendendo a população até que o novo equipamento seja concluído, no primeiro semestre de 2016.


Com a prestação de serviços intermediários entre UBS, PS e hospital, as UPAs são capacitadas para prestar atendimentos de urgências de média complexidade, como alterações de pressão arterial, febre, fraturas, cortes, queimaduras, infartos e o primeiro atendimento de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

As unidades funcionam 24 horas por dia e sete dias por semana, com classificação de risco. Ao chegar à unidade, o usuário é acolhido por uma equipe de enfermagem que avalia seu estado de saúde e prioriza o atendimento de acordo com a urgência. As UPAs dispõem de exames laboratoriais, de raio-X, eletrocardiografia, atendimento pediátrico e leitos de observação.


O equipamento se integrará, por meio de uma área de convivência no espaço externo, à comunidade como espaço de encontro, lazer e saúde.


Serviços que estarão disponíveis na UPA Júlio Tupy


• Clínica médica, pediatria e ortopedia.
• Pequenas cirurgias e de buco-maxilo-facial.
• Telemedicina.
• Assistência de enfermagem.
• Medicação.
• Curativo interno e retirada de pontos.
• Notificação compulsória (Acidente de Trabalho, Doenças Compulsórias, SIVVA).
• Notificações de Violência (Conselho Tutelar).
• Observações e internações de curta duração.
• Assistência social.
• Raio – X.
• Radiografia de buco-maxilo-facial.
• Exames laboratoriais.
• Eletrocardiograma.
• Tomografia.
• Assistência de urgência/emergência.
• Remoção para hospitais de referência.


Até o ano que vem também estão previstas mais quatro UPAs, na zona Leste: Glória Rodrigues Bonfim (Cidade Tiradentes), Ermelino Matarazzo, Waldomiro de Paula (Itaquera) e Tito Lopes (Guaianases).