Zona Oeste realiza teste rápido de HIV em população em situação de rua

Região do Ceagesp, na Vila Leopoldina, foi escolhida por grande concentração de usuários de drogas vivendo nas ruas

Morador da região da Vila leopoldina realiza teste rápido de HIV

 

Por Cristiane Guterres


Rodrigo mora na rua, é usuário de drogas e na última terça-feira (24/11) ele estava sentado à frente do Trailer Fique Sabendo, um programa da Secretaria Municipal de Saúde para ampliar o acesso ao diagnóstico do vírus HIV. Ele disse não estar apreensivo quanto à espera do resultado. “Mas um medinho sempre dá”, confessou o jovem. Como parte das ações pelo dia internacional da luta contra a Aids, que ocorrerá em 1º de dezembro, a Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste) estacionou o trailer na Vila Leopoldina, região com maior concentração de usuários de drogas e pessoas em situação de rua da zona oeste da cidade.


A escolha do local foi estratégica. Segundo pesquisa realizada em 2013, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), há um aumento considerável do risco de contágio do HIV, por usuários de drogas licitas e ilícitas, devido à disseminação de práticas sexuais desprotegidas. “Era esse o nosso foco, essa população que dificilmente vai aos serviços de saúde”, informou Ivani de Andrade, assistente social do SAE Butantã.


Movimento surpreendente


A ação na Vila Leopoldina foi promovida pelas unidades especializadas em HIV/AIDS da região Oeste, SAE Butantã e SAE Lapa. Assim como Rodrigo, outras 84 pessoas realizaram o teste. A grande maioria vive em situação de rua e é usuária de álcool e drogas. “O movimento nos surpreendeu; nós estávamos achando que viria pouca gente por causa da chuva, mas fomos surpreendidos” completou Ivani.


O teste rápido de HIV é realizado pela SMS desde 2004. Com ele é possível chegar a um resultado positivo ou negativo para o vírus em menos de 15 minutos. Além do teste rápido, as equipes de profissionais distribuíram preservativos e orientaram a população sobre a prevenção ao HIV.


Clique e veja onde realizar os testes de HIV.


http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/servico.jpg