Programa incentiva alimentação saudável na região Norte

Programa PAVS cria horta em escola para incentivar hábitos saudáveis

Atividade de colheita e apresentação dos legumes e verduras

 

Por Raíssa Martins

Hábitos saudáveis de alimentação devem ser incentivados desde cedo. Pensando nisso, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), com apoio da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte) e da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Casa Verde/Cachoeirinha/Limão, realiza o projeto “Futuro Saudável”. Ele visa incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis pelas crianças da Escola Estadual Yolando Mallozzi, como uma prática de Promoção de Saúde.

A escola fica nas imediações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dra Ilza Weltman Hutzler. O objetivo principal do projeto é apresentar a importância de consumir alimentos naturais, propor uma alimentação saudável, estimular a ideia de montar uma horta em casa e incentivar mudança de hábitos alimentares.

Alimentação orgânica

Para tanto são realizadas, mensalmente, palestras sobre como fazer uma horta, realizar a manutenção, usar adubo orgânico e sobre os males causados pelo uso de agrotóxicos. Também são dadas orientações sobre os benefícios de uma alimentação orgânica. As crianças têm ainda a oportunidade de conhecer o minhocário, um sistema de compostagem de resíduos orgânicos.


Após conhecer as ferramentas que são usadas na horta, os alunos colocaram as mãos na terra e realizaram o plantio. Enfim, quando a horta ficou pronta e os alimentos maduros, foi feita a colheita. As crianças puderam, então, saborear alimentos que elas mesmas plantaram. Esse ciclo permitiu que os alunos pudessem ver de perto como a natureza funciona e ter um contato mais íntimo com o meio ambiente.


Os resultados se refletiram também em suas próprias casas, pois o ensinamento foi transmitido para as famílias das crianças e algumas até fizeram suas próprias hortas em casa. Além de espalhar mais verde, a iniciativa mudou os hábitos alimentares de pessoas além das crianças.

Serviço
UBS Ilza Weltman Hutzler
Rua Cel Walfrido de Carvalho, snº