Representantes do Ministério da Saúde conhecem projeto MOVE na região Norte

Projeto foi destaque em Brasília, no Laboratório de Inovação em Boas Práticas na Saúde de Adolescentes e Jovens

Estudantes da EMEBS Madre Lucie Bray apresentaram os trabalhos sobre o eixo Cultura de Paz – Bullying

 

Por Monique Santos


No último dia 27 de outubro, duas representantes do Ministério da Saúde, vieram até São Paulo a fim de conhecer o projeto MOVE, da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN), promovido pelas unidades básicas de saúde (UBS) de Jaçanã/Tremembé junto às instituições de ensino do território.

O Projeto

O MOVE foi criado há três anos e, em 2014, mais de 8 mil jovens de ONGs e escolas públicas da região participaram do projeto. Através dos colaboradores das unidades, com o apoio da equipe técnica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Serviço Social e Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), aprenderam sobre: atividade física, alimentação saudável, cultura de paz e meio ambiente.

Na Escola Estadual Professor José do Amaral Mello, localizada no bairro Vila Nova Galvão, zona Norte de São Paulo, as médicas Maria Ignez Saito e Maria Helena Ruzany viram de perto como as crianças interagem com os colaboradores da saúde. As crianças realizaram jogos cooperativos e usaram os conhecimentos adquiridos ao longo do ano.

“Conhecer projetos maravilhosos como esses, nos faz acreditar que é possível sim, deixar o futuro nas mãos dos jovens deste país”, disse Maria Ignez.

Laboratório de Inovação

O objetivo do Laboratório de Inovação sobre boas práticas na atenção de adolescentes e jovens é reunir, identificar e valorizar as práticas inovadoras na atenção à saúde de adolescentes e jovens. O espaço foi concebido e desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação Geral de Saúde de Adolescentes e do Jovens/Departamento de Ações Programáticas Estratégicas/ Secretaria de Atenção à Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS - Brasil). A proposta é que o material reunido no novo espaço fique à disposição de gestores do SUS que estejam em busca de respostas a problemas similares.

O Laboratório de Inovação, lançado em 2014, recebeu 62 trabalhos de todas as regiões do país, mostrando a preocupação e a criatividade na realização da atenção integral à saúde de adolescentes e jovens. Destes, foram selecionadas 26 experiências que foram apresentadas em uma reunião em Brasília no mês de julho 2015.

As unidades contempladas com a visita foram: Vila Nova Galvão (E.E. Professor José do Amaral Mello) e Jaçanã (EMEBS Madre Lucie Bray) o critério de seleção foi a localização, vulnerabilidade no território, aplicabilidade do projeto e inclusão.

“O que mais chamou a atenção do grupo de trabalho foi a inovação e o êxito atingido apesar de grandes dificuldades enfrentadas pelos serviços de saúde”, destacou Maria Helena, uma das consultoras do Laboratório de Inovação.