Projeto da região Norte conquista 2º lugar em fórum de promoção de saúde

Ações voltadas à diminuição do descarte de lixo concorreram com 42 trabalhos do Estado de São Paulo

Projeto consiste na minimização do descarte inadequado de lixo no entorno das escolas municipais

 

Por Raíssa Martins

O projeto “Os 5 Rs”, elaborado pelo Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), conquistou o segundo lugar no “VI Fórum de Promoção da Saúde e III Encontro de Experiências em Alimentação Saudável”. Outros 42 trabalhos de todo o Estado de São Paulo concorreram.

O projeto - parte da iniciativa Saúde na Escola - consiste na minimização do descarte inadequado de lixo no entorno das escolas municipais como a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Theo Dutra, EMEF Desembargador Sebastião Nogueira e EMEF Senador Milton Campos. Com isso, foram reduzidos os focos de dengue e para a manutenção de espaços saudáveis e limpos. A escolha das três escolas deveu-se à proximidade delas em relação às unidades de saúde.

A ação foi realizada por meio dos agentes de promoção ambiental das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vila Penteado, Dr Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão e Jardim Icaraí, em parceria com profissionais do Núcleo de Gestão Descentralizada. Foram sensibilizadas, em horário de aula, aproximadamente 300 crianças, alunos de 5º, 6º e 7º ano de cada escola, totalizando dez salas.

Os alunos assistiram a filmes, palestras e realizaram debates e dinâmicas de grupo. Também participaram de oficinas com materiais recicláveis e competições, todos com o tema “hábitos de consumo e geração de lixo”.

Guardiões do meio ambiente

O resultado foi eliminação de dois pontos viciados de lixo na região e a conscientização dos alunos e da comunidade para as questões ambientais e de saúde. O projeto será finalizado em novembro de 2015, com uma formatura de educadores ambientais mirins.

Ao todo, foram realizadas 90 atividades educativas e dois eventos intersetoriais de mobilização. Os eventos foram promovidos junto à Subprefeitura Freguesia do Ó/Brasilândia, Supervisão de Saúde, Cultura, CET, Guarda Civil Metropolitana, Poupa Tempo, CAT, Defesa Civil, INOVA, LOGA e Diretoria Regional de Educação.

“Eliminar pontos viciados de lixo na cidade é algo muito difícil. Às vezes as pessoas não têm outras opções de descarte, mas, na maioria dos casos, isso é apenas um hábito presente há muito tempo no dia-a-dia da comunidade. Portanto, as ações de sensibilização com as crianças e adultos e a mobilização intersetorial das instituições que atuam na região são fundamentais para o sucesso de um projeto como esse”, afirma a gestora regional PAVS, Camila
Nali.