Saúde inicia consulta pública para aprimorar a Atenção Básica. Participe

Sugestões devem ser enviadas através de correio eletrônico até 23 de novembro

Secretaria Municipal de Saúde  dá início à consulta pública para receber sugestões sobre as diretrizes da Atenção Básica

 

Por Beatriz Prado
Foto: Edson Hatakeyama

É preciso reorganizar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)? O horário de atendimento pode ser alterado? Como valorizar os profissionais que atuam na rede? Se você tem essas e outras sugestões para melhorar o atendimento das UBS da cidade, participe da consulta. Sugestões podem ser enviadas à SMS pelo e-mail opinasaude@prefeitura.sp.gov.br. Nesta sexta-feira (23) o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha; a secretária-adjunta, Célia Bortoletto e a coordenadora da Atenção Básica, Rejane Calixto, deram início à consulta pública para receber sugestões sobre as diretrizes da Atenção Básica. O ato teve transmissão ao vivo da Rede São Paulo Saudável, com exibição nas 1.500 TVs instaladas nas unidades da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O documento norteador já está publicado no site da SMS para consulta e entendimento das propostas sobre acolhimento, organização do serviço, atribuições da gestão e participação social nos rumos da saúde. Podem participar usuários, conselheiros e profissionais da saúde. “Experiências inovadoras e projetos de esforços individuais que deram certo podem ser transformadas em políticas permanentes, com adequação geral em toda a SMS. É importante a participação de todos com o envio de sugestões e críticas como a ampliação do horário de agendamento, quais os serviços mínimos que toda UBS deve oferecer e como organizar o dia a dia”, explicou Padilha.

‘Educação permanente’

O lançamento da consulta pública contou com transmissão direta e interativa entre a unidade, usuários e a gestão pública. Durante a transmissão foram enviadas perguntas por parte de vários usuários. O secretário, a secretária-adjunta e a coordenadora da Atenção Básica responderam os questionamentos e sugestões da população. Rejane Calixto falou sobre a formação dos profissionais e aprimoramentos na agenda. “A educação permanente é uma prioridade da gestão; então, serão feitos ajustes nas agendas para o acolhimento da demanda espontânea, a formação continuada, inclusive para os médicos que trabalham 20 horas e o atendimento agendado”, disse.

A rede de atenção básica do município é composta por 450 UBS, 117 unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA), sendo 87 integradas à UBS, com a atuação de 1,3 mil equipes de estratégia de saúde da família. Direto do gabinete da SMS, Célia Bortoletto informou sobre a implantação do prontuário eletrônico nas unidades e sobre o credenciamento de profissionais para o Telessaúde.

“Os médicos interessados devem fazer o credenciamento para discutir casos complexos com outros profissionais através de teleconferência. O prontuário eletrônico permite que o médico obtenha informações de consultas, exames, vacinas e curativos e que o histórico de atendimento do usuário seja consultado em qualquer unidade da cidade. O prontuário eletrônico já está em uso em 17 equipamentos da saúde e será expandido para outros 260 no início do próximo ano”, afirmou a secretária-adjunta.

Na sala de espera da UBS Vila Medeiros, durante o lançamento da consulta pública, Ninalva Gomes dos Santos, usuária da UBS Integral Vila Medeiros, falou sobre as melhorias desde a mudança para o modelo integral. “No último sábado eu vim até a UBS sentido dores e fui muito bem atendida, fizeram até eletrocardiograma. Para a melhora do atendimento, a minha sugestão é a contratação de médicos especialistas”, afirmou a usuária.

Conheça as diretrizes operacionais aqui e envie sugestões para opinasaude@prefeitura.sp.gov.br.