Prefeitura lança campanha na semana de combate à sífilis

Semana anterior contará com unidades móveis que realizarão triagem e orientação em DSTs de 13 a 18 de outubro

Por Camila Brunelli

Todo terceiro sábado de outubro é Dia Nacional de Combate à Sífilis. Para chamar a atenção sobre o tema, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai disponibilizar, entre os dias 13 e 16, unidades móveis de aconselhamento e triagem que circularão pelas regiões da cidade, sempre das 10h às 16h.

A população poderá fazer o teste e, caso o resultado da triagem seja positivo, o paciente será encaminhado para uma unidade de referência para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. A intenção é ampliar o acesso à testagem e tratar a infecção o mais rápido possível. A sífilis é uma DST (Doença Sexualmente Transmissível) que tem cura, mas, mesmo o tratamento correto não deixa o paciente imune. Ele pode ser curado e contrair sífilis novamente, caso tenha relações sexuais desprotegidas com um infectado.

Também será lançada a campanha educativa "Transmita só boas coisas", voltada às gestantes e seus parceiros. Ela aborda a importância da realização da triagem durante o pré-natal, uma vez que a Sífilis Congênita, aquela transmitida de mãe para o bebê, pode acarretar inúmeros problemas de saúde ao bebê ou abortamento. Mamãe e parceiro devem se tratar. As unidades de Saúde receberão cartazes e material explicativo, além de vídeos na Rede São Paulo Saudável. Toda mulher grávida deve fazer pré-natal e realizar o exame para a doença, na 1ª. consulta e no 3° trimestre da gestação.

Com as iniciativas da Prefeitura, qualquer pessoa pode se testar. É um furinho no dedo, cujo sangue é submetido a um reagente. O resultado demora cerca de 20 minutos para ficar pronto. Em caso positivo, é necessário exame diagnóstico por punção venosa em UBS referência para o paciente. O tratamento depende da fase em que a doença estiver quando do diagnóstico do paciente. “É importante destacar que qualquer Unidade Básica de Saúde oferece testagem e tratamento para a sífilis – que pode ser uma dose única de medicação ou uma dose semanal durante três semanas”, explica Valdir Monteiro Pinto, médico do Programa Municipal de DST/Aids do município.

Monteiro Pinto também comentou que, por ser um exame obrigatório dentro do protocolo, sempre que uma gestante é acompanhada por uma unidade de saúde durante o pré-natal é realizado o exame de sífilis. Em caso positivo, é importante que o parceiro se teste e se trate, para que o bebê não nasça com sífilis congênita. “Infelizmente, ainda enfrentamos muita resistência dos parceiros das gestantes em realizar a testagem e o tratamento e esse cuidado é indispensável.”

Dentre a população de 15 e 64 anos que iniciou sua vida sexual, 6,3% declarou ter tido pelo menos uma DST durante a vida, 8,2% dos homens e 4,3% das mulheres.

Em 2012 a OMS (Organização Mundial da Saúde) publicou estimativa de um total de 489,9 milhões de casos novos de DST curáveis no mundo, na faixa etária de 15 a 49 anos, quase 80% deles em países em desenvolvimento. As DST, em muitos países, estão relacionadas à falta de acesso a serviços de saúde efetivos e confiáveis. Essas infecções constituem uma enorme carga para a saúde e economia, representando até 17% de perdas econômicas, causada pelo binômio saúde-doença.

Saiba mais sobre a Sífilis: O desenvolvimento da sífilis tem três etapas: a primeira tem como principal sinal uma pequena ferida indolor no pênis, na vagina, ânus ou boca. Pode ser que ela desapareça, mesmo sem tratamento, mas a bactéria causadora da doença continua na corrente sanguínea. Se não for tratada corretamente após alguns meses, ela pode voltar a se manifestar em uma segunda fase, com manchas em varias partes do corpo, principalmente nas palmas das mãos e solas dos pés. Estes sintomas também desaparecem sem tratamento, porém, a doença continua avançando. E se ainda assim não for identificada e tratada, na última e terceira etapa, a Sífilis pode provocar cegueira, paralisia, doenças neurológicas e problemas no coração.

Serviço:
Exame de triagem – Dia Nacional de Combate à Sífilis
Sudeste – 13/10 ( 3ªfeira)
CR Penha – Pça Nossa Senhora da Penha, 55


Norte – 14/10 (4ª feira)
Parque Anhanguera – próximo à UBS Parque Anhanguera
Rua Pieri Renoir, 100

Leste – 15/10 (5ª feira)
Mercadinho Portela – próximo à estação de trem Jardim Romano
Avenida Diogo da Costa Tavares, 9

Sul – 16/10 (6ª feira)
Praça Floriano Peixoto – Santo Amaro

Centro – 18/10 (domingo)
Largo do Arouche, s/nº