Haddad vistoria obras do Hospital Municipal de Parelheiros

Mais de 200 mil moradores serão beneficiados

Por Tatiana Ferreira


O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, vistoriou na quarta-feira (7) as obra de construção do futuro Hospital Municipal de Parelheiros, no extremo sul. “O maior investimento em equipamento social da Prefeitura está acontecendo aqui na região de Parelheiros”, afirmou Haddad. Mais de 200 mil moradores serão beneficiados.

Haddad esteve no canteiro de obras instalado entre ruas Euzébio Coghi e Cacoal. O prefeito foi acompanhado pelos secretários municipais de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe; Educação, Gabriel Chalita; por José de Filippi Jr, que atua na Autarquia Hospitalar Municipal (AHM) e Ana Paula Lima Orlando, supervisora técnica de saúde de Parelheiros, além de conselheiros gestores e representantes do Movimento Popular de Saúde.

Localizado em um terreno com 120 mil m², o novo equipamento terá 34,8 mil m² de área construída. Este será o primeiro hospital de Parelheiros e beneficiará mais de 200 mil moradores dos distritos de Parelheiros e de Marsilac, além de atender também os demais moradores da zona Sul.

O equipamento contará com 250 leitos de internação sendo 40 de UTI e 39 de observação, Pronto Socorro Adulto e Pediátrico, quatro salas de emergência, centro cirúrgico, três salas de obstetrícia, Centro de Imagem e Diagnóstico (exames de mamografia, endoscopia, raios-x, tomografia, ultrassom e ressonância) e oferecerá atendimento médico na área de clínica médica, ortopedia, ginecologia, entre outros.

‘Vamos resolver a falta de leitos’

“Na verdade, os três hospitais que nos comprometemos a fazer estão em obras [Parelheiros, Brasilândia e Santa Catarina] e com os esses dois Hospitais na zona Sul [Parelheiros e Santa Catarina - no Jabaquara]. Vamos resolver a questão da falta de leitos hospitalares na região”, afirmou Haddad.

O hospital terá seis blocos. Amplas passarelas cobertas farão a interligação entre os prédios. Após a emissão da ordem de serviço, expedida em dezembro de 2014, as obras do hospital tiveram início em fevereiro de 2015. A previsão é conclui-las no segundo semestre de 2016. O valor da obra é de R$ 148,3 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Geração de emprego

Outro benefício para a região é a geração de novos empregos. Apenas na obra do Hospital de Parelheiros, 50% do total de funcionários são moradores da região. A obra conta com cerca de 300 empregados.

O operário Manuel José de Souza conversou com Haddad. Ele contou ao prefeito que é morador do bairro Recanto Campo Belo e que está há três meses trabalhando na obra. “Ter um hospital em Parelheiros é uma luta de mais de 20 anos. Fico muito feliz de poder estar ajudando a construir o sonho de muitos daqui, inclusive da minha família que também será beneficiada”, disse o operário.

Mais saúde em Parelheiros

Até 2016 Parelheiros deverá ganhar uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) que está sendo construída por SIURB na avenida Sadamu Inoue, 5.252, em terreno ao lado da Subprefeitura de Parelheiros.

No local já foram concluídos os trabalhos de terraplanagem e da fundação, além do início das obras de estrutura e de muro de fecho.

Quando pronta, a unidade funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, em resolverá grande parte das demandas de urgência e emergência do território. A unidade irá oferecer à população atendimento médico nas áreas de clínica médica e pediatria, exames como raios-x, eletrocardiograma e exames laboratoriais e contar com leitos de observação.

A obra começou em 30 de abril de 2015 e tem previsão de ser concluída em abril de 2016, ao custo de R$ 5,7 milhões. O Plano de Metas do município prevê a entrega de 25 UPAS até dezembro de 2016.