Prefeitura no Bairro volta a São Mateus

Ação prestará serviços de atenção à saúde nos bairros de Vila Bela, Jardim Conquista e Carrãozinho

 

Por Cecília Figueiredo

São Mateus receberá na próxima semana, novamente, a ação integrada Prefeitura no Bairro. O evento será aberto, excepcionalmente, na próxima terça-feira (13), em razão do feriado de 12 de outubro. Haverá prestação de vários serviços em tendas na Travessa Terra Tombada.

O Prefeitura no Bairro em São Mateus beneficiará moradores dos bairros Vila Bela, Jardim Conquista e Carrãozinho até 17 de outubro. Entre os serviços de promoção à saúde haverá verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar, prevenção e tratamento de tuberculose e hanseníase, orientações, distribuição de materiais informativos, busca de sintomáticos respiratórios e com lesões sugestivas, orientações para alimentação saudável e controle do câncer de mama, na campanha Outubro Rosa (leia mais abaixo).

Os trabalhos do Prefeitura no Bairro são feitos em duas semanas, divididos em duas etapas. A primeira semana compreende esforços concentrados da Administração, e a segunda ações combinadas da subprefeitura com a administração local. Na sexta-feira da segunda semana de ação integrada são apresentados os resultados da ação na região. O critério para a escolha dos bairros é baseado em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços públicos.

Programação da Saúde - Prefeitura no Bairro São Mateus

13 a 17/10 – 9h às 17h
Travessa Terra Tombada - em frente à EE Conjunto Habitacional Carrãozinho e EE Vila Bela.

Atividades corporais

Ouvidoria e acolhimento

Promoção de saúde

Verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar, prevenção e tratamento de tuberculose e hanseníase, orientações, distribuição de materiais informativos, busca de sintomáticos respiratórios e com lesões sugestivas, orientações para alimentação saudável e controle do câncer de mama, na campanha Outubro Rosa.

Saúde bucal – escovação correta, orientações sobre tratamento.

Saúde Mental – orientações para o Caps Álcool e Drogas.

SUVIS
Exposição de animais sinantrópicos e realização de Registro Geral de Animais (RGA), com entrega de plaquetas e identificação Equipe também realizará em locais próximos vacinação de cães e gatos, castração de animais e ação de desratização nos córregos trabalhados pelo setor de Obras.

CTA
Teste rápido para HIV/Sífilis, orientações sobre DSTs, serviços e distribuição de preservativos.

PAVS
Orientações de descarte consciente de medicamentos, oficina de artesanato, orientação ambiental e descarte de óleo, pilhas e filmes de radiografia.

 Agenda da 2ª fase do programa

As praças de atendimento nas regiões abaixo ficarão instaladas por uma semana.

Dia 19 de outubro: M’ Boi Mirim.

Dia 3 de novembro: Campo Limpo.