Parceria entre Prefeitura e Unicef prevê capacitação de jovens sobre direitos sexuais e reprodutivos

Sessenta jovens entre 15 e 24 anos participarão do programa. Selecionados oferecerão testes rápidos e gratuitos além de informações sobre prevenção

Iniciativa visa ampliar o acesso de adolescentes e jovens à testagem do HIV e ao tratamento continuado em caso do resultado do exame ser positivo

 

Por Keyla Santos
Fotos: Edson Hatakeyama

Parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), intitulada Viva Melhor Sabendo Jovem, foi assinada nesta quinta-feira (8), no Centro Cultural de Juventude Ruth Cardoso (CCJ), na Vila Nova Cachoeirinha (zona Norte), pelo secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha e pelo coordenador do UNICEF em São Paulo, Silvio Kaloustian. Considerando que a taxa de detecção (DT) de aids no município de São Paulo, na faixa que vai dos 20 aos 24 anos, apresenta crescimento de 53,3%, a prefeitura capacitará 60 jovens entre 15 e 24 anos, de diversos movimentos sociais. A capacitação abordará os direitos sexuais e reprodutivos, a fim de ampliar o acesso de adolescentes e jovens à testagem do HIV e ao tratamento continuado em caso do resultado do exame ser positivo.

Após a assinatura da parceria, o próximo passo é a mobilização dos jovens pelos movimentos sociais que, no dia 17 de outubro, participarão da grande formação para a seleção dos 60. Do total de jovens que será capacitado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de 20 a 30 atuarão na nova unidade móvel de testagem - disponibilizada pela prefeitura - que percorrerá as ruas da cidade a partir de 29 de novembro, como abertura das atividades do Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro). Eles oferecerão testes rápidos e gratuitos do HIV, informações e orientações sobre prevenção e tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids). Estes receberão bolsa-auxílio de R$380. Os demais serão apoiadores com capacitação contínua, participarão de eventos e serão responsáveis pela mobilização nas redes sociais.

Juventude em estado de alerta

O secretário destacou a redução dos casos de Aids, mas alertou para o crescimento de contaminação entre os jovens. “Nos últimos anos, a epidemia de Aids na cidade de São Paulo apresentou redução no número de casos detectados em quase todas as faixas etárias. A única faixa etária que ao invés de cair aumentou o número de casos descobertos é exatamente a juventude”, disse Padilha.

Em São Paulo, de acordo com dados da SMS, nos últimos 10 anos o município conseguiu reduzir a porcentagem de casos de HIV sem Aids em homens que fazem sexo com homens em populações na faixa etária de 30 a 60 anos ou mais. Entretanto, esta porcentagem aumentou nas faixas de 13 a 29 anos.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Eliana Battaggia Gutierrez, a contribuição da iniciativa Viva Melhor Sabendo Jovem é levar o tema para as populações jovens. “Acreditamos que uma iniciativa como essa, que é conduzida basicamente por pares, por outros jovens, tem muito mais penetração nessa comunidade do que pais, professores e médicos falando. Essa iniciativa visa alcançar uma população que tradicionalmente é saudável, não frequenta as unidades de saúde e que é um pouco desconfiada do que os mais velhos falam e trazem de informação”, afirmou Eliana.

De acordo com levantamento de 2015, realizado pela Prefeitura, 59% do público entre 15 e 24 anos teve acesso ao preservativo no último ano. A pesquisa relevou ainda que somente 20% deste grupo já fez o teste para Aids alguma vez. Apenas 45% dos respondentes têm conhecimento sobre a existência de serviços que ofertam o teste gratuitamente.

‘O bem mais precioso das pessoas é a vida’

 

Para um dos padrinhos da campanha, o rapper Dexter – O Oitavo Anjo –, essa ação é muito importante para a sociedade. Ele acredita que este é também um dos papéis do hip hop, que além de levar diversão, leva conscientização para os jovens. “O hip hop tem a ver com isso também. É conscientização, é vida, é respeito. Respeito a si próprio e respeito ao semelhante. O rap traz diversão, mas, acima de tudo, conscientização. E é isso que estamos fazendo aqui com essa campanha maravilhosa. E eu estou junto, porque tenho certeza que o bem mais precioso das pessoas é a vida”, disse Dexter.

Participaram do evento o jovem mobilizador da iniciativa Viva Melhor Sabendo Jovem, Welton Gabriel Lima dos Santos; a coordenadora da ONG Viração, Vânia Correia; o presidente da Associação Rolezinho A Voz do Brasil e também padrinho da iniciativa, Darlan Mendes; o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, Cláudio Silva; além de vários representantes de movimentos sócias, MC’s e moradores da região.

TáNaMão

Durante o evento, os jovens conheceram o aplicativo “TáNaMão” - um aconselhador de bolso com foco no gerenciamento de risco para as DST/Aids - elaborado pelo Programa Municipal de DST/Aids em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Segundo Eliana Battaggia, o aplicativo é pioneiro no Brasil e tem o objetivo de ampliar o acesso à informação, com uma linguagem contemporânea e que dialoga com os jovens. O “TáNaMão” está disponível para Android, iOS e Windows Phone.