CAPS Infantil 2 M’Boi Mirim é vice-campeão da Copa da Inclusão

Unidade disputou na categoria futsal infantil da 14ª edição do evento

Time de futsal do CAPS Infantil M'Boi Mirim foi vice-campeão

 

Por William Amorim

Além de trazer benefícios para a saúde o esporte virou ferramenta de inclusão e conquistas para os usuários dos serviços de saúde mental. Prova disso, no dia 26 de setembro o Centro de Atenção Psicossocial Infantil 2 (CAPS Infantil) M’’Boi Mirim sagrou-se vice-campeão na categoria Futsal Infantil da 14ª edição da Copa da Inclusão, realizada no SESC Itaquera nos dias 15, 22 e 29 de agosto e 12, 19 e 26 de setembro.

Além do futsal, houve disputa nas modalidades voleibol, queimada, tênis de mesa, futsal, corrida e jogos de tabuleiro como dama, dominó e xadrez. O evento também contou com show de talentos, oficinas terapêuticas e exposição de artesanatos confeccionados pelos usuários nos serviços de saúde.

Criado em 2001, o evento é promovido pela ONG Sã Consciência, em parceria com o Sesc Itaquera, e engloba esporte, cultura e atividades terapêuticas direcionadas aos usuários, familiares e técnicos das instituições de saúde mental. O objetivo é promover um espaço de integração e de ressocialização.

A Copa da Inclusão ocorre anualmente. É considerada o maior encontro de caráter esportivo entre instituições de saúde mental de São Paulo e região metropolitana.

Este ano participaram as seguintes unidades da região sul: CAPS Largo 13, CECCO Santo Amaro, CAPS Infantil Cidade Ademar, CAPS Adulto Cidade Ademar, CAPS Adulto 3 Parelheiros, CAPS Lídia, CAPS AD 3 Campo Limpo e CAPS Infantil 2 M’Boi Mirim.

Disputa

Na final do torneio de futsal o CAPS Infantil 2 M’Boi Mirim enfrentou o CAPS Infantil Guaianases. O time de Guaianases levou a melhor e venceu a partida por 2x1. Depois da disputa houve premiação para os vencedores de todas as modalidades. As instituições participantes receberam um troféu de inclusão e medalhas como prêmio de participação.

Para disputar a Copa o CAPS Infantil 2 M’Boi Mirim contou com a participação dos seguintes colaboradores: Levi Torres (educador físico e técnico do time), Jeane Neves, Lidiana Nascimento, Raquel Auxiliadora e Rogério Santos (técnicos de enfermagem), Maria do Socorro (enfermeira), Beatriz Ruiz (terapeuta ocupacional), Beatriz Deorsola, Marcela Cury, Roberta Oliveira e Thaís Takemoto (psicólogas) e Tatiane Rizzo (fonoaudióloga).

Segundo Fabiana Méa Cury, gerente do CAPS Infantil M’Boi Mirim, a equipe da unidade e a experiência são essenciais para evidenciar a importância e os efeitos dos grupos terapêuticos realizados com foco sociocultural. Lidiana diz ainda que, para os profissionais envolvidos, esse tipo de atividade prestigia a potencialidade dos usuários, favorece uma troca de experiências com outros equipamentos de saúde metal e ajuda em aspectos como trabalho em grupo e resistência a frustrações.