Prefeitura inaugura 6ª UBS Integral na cidade

Unidade Básica de Saúde São Remo inicia atendimento com 3 equipes de Estratégia Saúde da Família e prontuário eletrônico. Pelo menos 11 mil pessoas serão beneficiadas

Por Beatriz Prado

Foto Leon Rodrigues/SECOM

A Prefeitura de São Paulo inaugurou, nesta sexta-feira (2), a sexta Unidade Básica de Saúde do modelo integral (UBSI). A cerimônia de entrega da UBS São Remo, no Butantã (zona Oeste), instalada em prédio cedido pela Universidade de São Paulo, contou com a presença do prefeito Fernando Haddad, do superintendente da assistência social da USP Waldyr Antônio Jorge, do secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha, do secretário de Direitos Humano Eduardo Suplicy, de José de Filippi Junior, da Autarquia Hospitalar Municipal e de coordenadores e gestores da rede municipal.

Com área construída de 600m2, a UBS São Remo prestará atendimento nas especialidades clínica, ginecológica, pediatria, psiquiátrica, psicológica e odontológica, com abrangência de 11 mil habitantes. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e poderá ser ampliado para funcionamento aos sábados, de acordo com a demanda da região.

Haddad ressaltou a importância da parceria com a Universidade de São Paulo (USP) para a instalação da UBS no prédio cedido e os esforços para a ampliação da oferta de serviços. “A Prefeitura está investindo R$ 450 milhões na construção de três hospitais novos (Parelheiros/Brasilândia/Santa Catarina). Já inauguramos duas UPAS 24 horas, seis UBS e ainda tem muito mais para ser entregue. No período de crise econômica severa é preciso trabalhar em dobro para alcançar os resultados desejados e o apoio e participação da sociedade civil é fundamental”, disse o prefeito.

Nova fase da saúde

Padilha destacou a importância da atuação dos profissionais da saúde para a humanização no atendimento e a reorganização da atenção básica no município, com a adoção da informatização no registro de dados dos pacientes. “Será uma nova fase na saúde de São Paulo, garantindo muito mais atendimento e com melhor qualidade para a população, porque com o prontuário eletrônico todos os atendimentos serão registrados. Informações sobre exames realizados, medicamentos prescritos e todo o histórico não rede darão suporte ao médico durante uma nova consulta”, explicou o secretário.

À espera do resultado de um teste de gravidez, o casal Gilberto Manoel do Nascimento e Jussara Pereira da Silva aprovaram a nova UBS. “Ficou ótimo. Nós frequentávamos o Centro de Saúde Escola e levávamos uma hora no trajeto de ônibus, e agora vamos ter atendimento a menos de cinco minutos de caminhada”, disse Jussara.

Acompanhando a filha Pietra, de 3 anos, Luciana do Carmo também comemorou a chegada da UBS. “Minha filha está com suspeita de estomatite e já passamos pela triagem. Estou muito feliz com a inauguração, porque também tenho um filho que faz acompanhamento com psicólogo em uma unidade distante e o gasto com o transporte é um problema”, disse Luciana.

Saúde em movimento

Dando continuidade as visitas aos equipamentos de saúde do município, o segundo ponto de parada do secretário Alexandre Padilha foi o canteiro de obras da UBS Vila Sônia II. Em fase de fundação das estacas, a unidade será construída de acordo com o padrão definido pelo Ministério da Saúde, com acessibilidade e remanejo de árvores. A terceira visita do dia foi na UBS Integral Vila Sônia, e dialogou com usuários e profissionais.

O coordenador Everton Duarte explicou o fluxo de atendimento, informou sobre a necessidade de ampliar o horário da coleta de exames laboratoriais para a demanda de 104 mil habitantes e o início de funcionamento no padrão da integralidade. “A adaptação e unificação vem sendo discutida com os profissionais da AMA e da UBS há três meses e é uma experiência nova. O objetivo é ofertar um acolhimento qualificado, através da triagem com o enfermeiro, e reduzir o tempo de espera de casos mais graves”, explicou Everton.

No início da tarde o secretário participou de reunião técnica na Central de Atendimento do Alô Mãe, para avaliar a tecnologia utilizada e futura implementação na saúde especializada do município, através do serviço de Telessaúde. A Central de Atendimento esclarece dúvidas, auxilia na marcação de consultas e faz acompanhamento para mulheres em gestação de risco até o primeiro ano de vida do bebê por atendimento telefônico, sms e chats em redes sociais.