Jovem SUS melhora atendimento na zona Norte

Projeto possibilita diminuição de filas e otimização do atendimento nas unidades

Por Talita Coutinho

O projeto Jovem SUS já está dando bons frutos na região Norte. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim Antonio Eirado, em Santana, as filas já diminuíram e o atendimento está mais rápido. Os usuários aprovaram a iniciativa. O programa é executado pelas secretarias da Saúde e do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo e da Coordenação de Políticas para Juventude, que qualifica jovens desempregados para atuar nas 200 UBS espalhadas nas seis regiões de saúde da cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudeste e Centro). Os jovens ajudarão a melhorar o atendimento nas unidades.

A presença dos bolsistas do projeto proporciona aos usuários mais agilidade na triagem, filas mais organizadas e, como consequência, os atendimentos melhoram. A estagiária Jéssica Karlen Cabral dos Reis, de 24 anos, comemora a nova etapa da sua vida. “Nunca tinha atuado na área da saúde e estou gostando muito. Hoje, vejo a saúde com outra perspectiva. Todos falam que melhorou, já temos feedback positivo”, afirma.

A usuária Rosália Varela Velásquez, de 69 anos, também sentiu os benefícios do projeto. “É muito bom tê-la aqui conosco, assim não perdemos tempo ficando em filas para conseguir informações, está ajudando bastante”, afirma. O usuário Willians Alves do Amaral, de 30 anos, também elogia o Jovem SUS. “Acho muito bom, sempre trago meu filho aqui. Agora, estamos percebendo a diminuição nas filas”, diz.

A recepção

Cerca de 150 bolsistas do Jovem SUS foram acolhidos no dia 21 de setembro, no auditório da Subprefeitura de Santana pela Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN). O Coordenador Alberto Alves Oliveira e a sua assessoria deram boas vindas aos novos colaboradores, que iniciaram as atividades nas Unidades Básicas de Saúde no dia 24.

Os jovens conheceram a história do SUS (Sistema Único de Saúde) através de filmes e palestra do médico Oziris Simões (CRS Norte), para que os classificados conheçam mais sobre o funcionamento da área de saúde.

A área de atuação dos bolsistas será as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das cinco Supervisões Técnica de Saúde (STS) da região. Os locais foram escolhidos de acordo com a proximidade das residências dos jovens. Eles serão capacitados para atuar no acolhimento aos usuários e acompanhantes, fornecer informações sobre procedimentos e serviços realizados no local.

Thayná Queiroz Barreto, de 19 anos, está estudando para ser técnica em enfermagem. “Pretendo ficar na área, estou muito feliz em poder atuar na área da saúde e ajudar as pessoas. Quero fazer concursos e permanecer no SUS”, diz ela, entusiasmada.

Projeto

Ao todo, 9.890 jovens se inscreveram para disputar as 800 vagas disponíveis. Os beneficiários receberão, neste ano, bolsa-auxílio de R$ 827,40 (para 6 horas diárias de atividades teórico-práticas) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. As atividades se iniciaram nesta quinta-feira (1) e durarão por um ano, a partir da assinatura do Termo de Compromisso e Responsabilidade.