Grupo de automonitoramento glicêmico de unidade da zona Norte contempla usuários insulinodependentes

Reuniões na UBS Dona Mariquinha Sciascia orientam sobre uso de dispositivos de aferição e monitoramento da glicemia capilar

Orientações aos usuários durante o grupo na área externa da UBS

 

Por Monique Santos

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), por meio da UBS Dona Mariquinha Sciascia, desenvolve um grupo de Automonitoramento Glicêmico (AMG). A atividade, liderada por Patrícia Teixeira, enfermeira responsável técnica da unidade, e apoiada pelos auxiliares administrativos Carlos Nabeiro e Wesley de Oliveira, ocorre todas penúltimas terças-feiras do mês, sempre às 9h.

O objetivo do AMG é cadastrar e atender munícipes portadores de diabetes mellitus (DM) insulinodependentes, possibilitando acesso de forma contínua aos insumos: tiras, lancetas e seringas que garantam o automonitoramento glicêmico por meio de aparelhos monitores de verificação glicemia capilar.

Durante as reuniões do grupo, são realizadas ações educativas e de orientação sobre uso dos dispositivos de aferição e monitoramento da glicemia capilar para todos os pacientes que realizam acompanhamento na unidade. Também são distribuição de folhetos com dicas para os portadores de diabetes. “A participação dos pacientes em tratamento é fundamental no sentido de prevenir as complicações da doença, como Insuficiência renal e retinopatia diabética, entre outras”, afirma a enfermeira.

Após consulta médica, o paciente é direcionado para os grupos de orientação. Nele, recebe instruções sobre os métodos corretos a serem aplicados, avaliando o histórico médico sobre os índices glicêmicos.

O processo se divide em várias etapas. Inicialmente, o paciente é orientado sobre o Programa de Automonitoramento Glicêmico e a sua importância, essencialmente os pacientes que dependem de insulina para controlar a glicemia.

Doença atinge 9 milhões de brasileiros

Diabetes é uma doença crônica, causada pela elevação dos níveis de glicose no sangue, também conhecido como hiperglicemia. Tornou-se um dos problemas de saúde mais preocupantes, ocasionando prejuízos significativos quando não recebe tratamento adequado. Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença atinge 9 milhões de brasileiros – o que corresponde a 6,2% da população adulta.

A orientação necessária aos pacientes com diagnóstico de diabetes mellitus deve se estender ao autocuidado, para que o impacto seja reduzido. Analisando a frequência de casos relacionados à diabetes, a UBS Mariquinha Sciascia tem privilegiado o monitoramento glicêmico e a insulinização.