Projeto Jovem SUS leva mais humanização às unidades de saúde

Oitocentos aprovados atuarão nas Unidades Básicas de Saúde a partir de 1º de outubro

 'Vocês vão ser jovens da Saúde e não jovens da doença', disse o secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha

 

Por Keyla Santos
Fotos: Leon Rodrigues/SECOM

Foi apresentado nesta terça-feira (29), no auditório Celso Furtado no Palácio de Convenções do Anhembi, o Projeto Jovem SUS aos cerca de 800 aprovados. Os bolsistas atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir de 1º de outubro. O programa é executado pelas secretarias da Saúde e do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo e da Coordenação de Políticas para Juventude, que qualifica jovens desempregados para atuar nas 200 UBS espalhadas nas seis regiões de saúde da cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudeste e Centro). Os jovens ajudarão a melhorar o atendimento nas unidades.

O prefeito Fernando Haddad participou do evento e destacou a importância do projeto para os jovens e para o atendimento da população que utiliza as unidades de saúde. “Estamos começando forte. São 800 pessoas que estão sendo contratadas agora e esse total já dá para atender a 200 equipamentos públicos, aproximadamente quatro jovens por equipamento. Não é um piloto. É uma ação que começa com uma escala considerável. Em nosso entendimento, se a gente começar a trabalhar com essa questão do acolhimento, melhora muito a percepção do usuário SUS em relação ao serviço. Às vezes, pequenos ruídos do posto de saúde ou da Assistência Médica Ambulatorial (AMA) poderiam ser solucionados se houvesse um profissional com esse olhar. Olhar da humanização da abordagem”, disse o prefeito.

Haddad também disse que estudará a possibilidade de disponibilizar Bilhete Único Mensal para os participantes do programa. “Vamos estudar a possibilidade de oferecer para vocês, além da bolsa auxílio, gratuitamente o Bilhete Único Mensal. Este é melhor e mais abrangente que o Passe Livre (que é apenas para estudantes), pois ele permitirá que vocês utilizem no fim de semana e se desloquem para o teatro, para o cinema etc.”, acrescentou o prefeito.

‘Banho de energia nova para a Saúde da cidade de São Paulo’

O secretário Municipal de Saúde Alexandre Padilha falou sobre a necessidade de um “banho de energia nova para a Saúde da cidade de São Paulo”. “Vocês vão ser jovens da Saúde e não jovens da doença. Porque muitas vezes quando a gente olha e pensa no atendimento de saúde, a gente pensa em primeiro lugar na doença do que na saúde. Quem é profissional de saúde e vocês que vão atuar na saúde têm que, primeiramente, pensar na saúde. O jeito de viver, o jeito de se cuidar, o jeito de se alimentar das pessoas pode fazer com que São Paulo seja uma cidade cada vez mais saudável”, afirmou Padilha.

Mais do que tratar doenças, destacou Padilha, é necessário estimular a promoção da saúde. “A cidade de São Paulo, no ano passado, só nas unidades de saúde do município pegou 100 milhões de comprimidos de antidepressivos”, disse o secretário, que enfatizou a importância de medidas preventivas e mudança de hábitos.


Projeto Jovem SUS foi apresentado aos cerca de 800 bolsistas aprovados que atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir de 1º de outubro

 

‘Exemplo de oportunidade’

O Projeto Jovem SUS integra políticas de Trabalho e Saúde e atua na perspectiva da transformação social. Para o secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania Eduardo Suplicy, os jovens ajudarão a melhorar o atendimento das UBS, pois terão a função de acolher, escutar e prestar informações aos usuários. “É um trabalho extremamente estimulante e não é à toa que houve um número tão grande de jovens que se inscreveram. O Jovem SUS é um exemplo formidável de oportunidade que o prefeito Fernando Haddad, o secretário da Saúde e do Trabalho e Desenvolvimento lhes proporcionam”, disse Suplicy.

Com a equipe multidisciplinar da UBS os jovens integrarão atividades de grupo e oficinas voltadas para ações de prevenção à saúde. De acordo com o secretário Municipal do Trabalho e Empreendedorismo Artur Henrique, o programa tem como principal objetivo garantir oportunidade para os jovens de todas as regiões da cidade. “Essa é uma ação que mostra a importância da integração e da articulação entre as várias secretarias envolvidas no objetivo de construir políticas públicas para melhorar cada vez mais o atendimento de saúde na cidade de São Paulo e ao mesmo tempo garantir oportunidades para os jovens”, acrescentou Artur Henrique.

Ao todo, 9.890 jovens se inscreveram para disputar as 800 vagas disponíveis. Os beneficiários receberão, neste ano, bolsa-auxílio de R$ 827,40 (para 6 horas diárias de atividades teórico-práticas) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. As atividades se iniciarão no dia 1º de outubro de 2015 e durarão por um ano, a partir da assinatura do Termo de Compromisso e Responsabilidade.

'Não tem coisa melhor do que ouvir as pessoas’

A Jovem SUS Julia Gomes, de 22 anos, atuará na UBS São Francisco 2, em São Mateus, periferia da zona Leste. Ela destaca que o diferencial de cada jovem que atua no projeto é o aprendizado de vida de cada um. “Cada pessoa que passa pelo nosso atendimento, nos passa um pouco da sua vida. Não tem coisa melhor do que escutar as pessoas, pois palavras transmitem mais coisas do que algumas ações. Vou aprender muito me colocando no lugar do paciente. Às vezes um ‘oi’, um ‘bom dia’, já faz toda a diferença para uma pessoa que está estressada ou revoltada. Por isso que estamos lá: para acolher e ajudar”, disse Julia.

‘O SUS não é só doença, é prevenção’

Nayara Raquel Monteiro, de 18 anos, atuará na UBS Jardim Conquista 1, em São Mateus, periferia da zona Leste. Nayara espera transmitir um pouco da experiência que tem, além de aprender ainda mais como agente de prevenção e promoção da saúde do Sistema Único de Saúde. “Nos dois dias que a gente ficou na UBS, deu para perceber que o SUS não é só doença, é prevenção. Acredito que para a juventude isso é muito bom. É bom saber que é possível contar com o SUS também na prevenção”, afirmou Nayara.